Faculdade de Medicina do ABC promove 1º Simpósio de Pneumologia

Publicado em: 14/08/2017

Evento reforça benefícios do tratamento multidisciplinar em pacientes com doenças respiratórias

 

Coral de pacientes tratados pela Reabilitação Pulmonar da FMABC abriu o evento, que teve a participação do professor titular de Pneumologia, Dr. Elie Fiss

A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) promoveu dias 18 e 19 de agosto o primeiro ‘Simpósio de Pneumologia’ da instituição, destinado aos profissionais das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional, além de alunos e médicos residentes.

O evento aconteceu no Anfiteatro David Uip, no campus de Santo André, e foi aberto com o coral de 23 pacientes tratados pela equipe de Reabilitação Pulmonar da FMABC, ligado à Disciplina de Pneumologia. O grupo cantou a música “É preciso saber viver”.

O objetivo do simpósio foi discutir e reforçar a importância do cuidado multidisciplinar em pacientes com doenças respiratórias. Ou seja, associar o acompanhamento médico a práticas terapêuticas complementares e ampliar a eficácia dos tratamentos com abordagens de fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, entre outros profissionais de Saúde. A reabilitação física do paciente é, portanto, tão fundamental quanto sua reabilitação emocional e social.

“Participo de congressos da especialidade e é comum vermos apenas pneumologistas palestrando. Queremos mostrar a importância da integração com outros profissionais da Saúde e como conseguimos otimizar a reabilitação pulmonar dos pacientes com práticas integrativas extremamente positivas. O simpósio vai além da questão técnica. Queremos divulgar e difundir o conceito do cuidado multidisciplinar e os benefícios para o paciente, especialmente com relação à melhora da qualidade de vida”, explica o médico assistente do Ambulatório de Pneumologia da FMABC, Dr. Franco Chies Martins. O evento foi organizado em parceria com a Sociedade Acadêmica de Pneumologia e Tisiologia (SAPT) da FMABC e contará com aula inaugural do professor titular de Pneumologia da FMABC, Dr. Elie Fiss.

Na programação do evento constaram palestras sobre temas como função pulmonar, distúrbios do sono, depressão e ansiedade, tabagismo, câncer do pulmão e terapia ocupacional.

Atualmente a disciplina de Pneumologia da FMABC conta com sete ambulatórios especializados que atendem gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS), além do serviço de Reabilitação Pulmonar, que realiza média de 200 atendimentos por mês. Os principais casos atendidos são de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), apneia do sono, asma e bronquite, entre outras patologias.