FMABC apresenta trabalhos no Congresso Brasileiro de Neurologia

Publicado em: 14/11/2018

O aluno José Mauricio Terci, a docente Dra. Margarete de Jesus Carvalho, a fonoaudióloga Dra. Alice Estevo Dias, e o acadêmico Henrique Bernal

A Faculdade de Medicina do ABC marcou presença no 28º Congresso Brasileiro de Neurologia, realizado de 11 a 14 de outubro no Transamerica Expo Center, na Capital. Entre os destaques, alunos do terceiro e quarto ano de Medicina, acompanhados por docentes e colaboradores da disciplina de Neurologia, apresentaram trabalhos científicos com os resultados preliminares de projeto piloto em andamento na FMABC.

Trata-se do primeiro estudo epidemiológico em esclerose múltipla do ABC Paulista, realizado a partir de trabalho multidisciplinar e abrangente, para traçar o perfil dos pacientes da região a partir de avaliações com médicos neurologistas, dermatologistas e otorrinolaringologistas, psicólogos e fonoaudiólogos – estes últimos, responsáveis pelas áreas de disfagia (dificuldade de engolir), voz e olfato. Médicos residentes e alunos de Medicina completam a equipe da pesquisa.

Até meados de 2019 serão diversos mutirões para avaliação multidisciplinar de 200 pacientes da região do ABC – todos cadastrados nos ambulatórios da FMABC. Até o momento foram avaliados 20 pacientes para o projeto piloto.