FMABC e Governo do Amapá estudam parceria sobre tratamento de câncer infantil

Publicado em: 06/06/2018

Procurada pelo Estado, Oncologia Pediátrica da Medicina ABC inicia tratativas para auxiliar na criação de um centro de diagnóstico da doença

 

Aula do Dr. Jairo Cartum no 1º Seminário Estadual de Oncologia e Oncohematologia do Amapá (Foto: SESA/Maksuel Martins)

A Faculdade de Medicina do ABC, por meio do Ambulatório de Oncologia Pediátrica, iniciou em maio tratativas junto ao Governo do Amapá para auxiliar o Estado na criação de um centro de diagnóstico avançado da doença. O coordenador do Ambulatório, Dr. Jairo Cartum, foi um dos convidados do 1º Seminário Estadual de Oncologia e Oncohematologia do Amapá, realizado entre os dias 17 e 19 de maio, em Macapá. A iniciativa, de caráter científico, é do Governo do Estado e visa debater os primeiros passos para atualizar protocolos e estabelecer novos tratamentos e ações para o controle do câncer.

A participação da FMABC na criação do serviço se dá especialmente quanto à capacitação técnica dos profissionais de saúde da rede municipal e estadual voltados ao cuidado do paciente com câncer. “Já temos reunião agendada para discutirmos essa parceria, que pode trazer grandes benefícios quanto ao acesso a tratamentos da população com câncer no Amapá. Sabemos que o diagnóstico precoce faria a diferença. Recebemos no Estado de São Paulo crianças da Amazônia com tumores muito avançados. E quando chegam a São Paulo, já não há muito o que fazer. Isso mudaria se houvesse um trabalho de diagnóstico precoce nessa área. Tudo começa através da capacitação e o Amapá está de parabéns por promover um evento tão importante como esse. Esperamos abrir muitas portas para poder ampliar o processo de tratamento”, disse Cartum, após a apresentação no seminário.

Segundo o diretor da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá, são atendidas 800 pessoas por mês com suspeitas ou em tratamento contra o câncer em todo o Estado. A maioria faz acompanhamento a longo prazo. “Encaminhamos para fora do Estado 90% dos casos, pois são pacientes que precisam de radioterapia e serviço de oncopediatria”, disse Roberto Marcel.

Para a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação da Secretaria de Estado da Saúde, Monica Oliveira, a oncologia é um tema que precisava ser abordado no Amapá, devido à carência de capacitação de profissionais da área. “Com as experiências repassadas pelos palestrantes, podemos ver que o Amapá não está aquém com relação ao tratamento em outros estados. É importante, porém, que tenhamos a avaliação desses profissionais que trouxeram propostas de projetos que serão desenvolvidos a partir desse seminário”.

Participaram do evento oncologistas, hematologistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, cirurgiões, urologistas, entre outros profissionais da saúde. A programação trouxe palestras, mesas redondas e debates nas áreas clínicas e cirúrgicas de oncologia clínica e pediátrica, mastologia, ginecologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urgências cirúrgicas em oncologia, cirurgia geral oncológica, radioterapia e quimioterapia.

REFERÊNCIA

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC é referência regional para tratamento oncológico e atende pacientes de zero a 17 anos. Oferece atendimento integral e multidisciplinar com equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentista, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico. Com serviços 100% gratuitos, o local tem como retaguarda para hospedagem a Casa Ronald ABC, instalada no campus da faculdade e que oferece alojamento, higiene e alimentação para a criança em tratamento e respectivo acompanhante. São cerca de 200 consultas médicas mensalmente.