Fonoaudiologia do Hospital Mário Covas treina nutricionistas e copeiras

Publicado em: 30/05/2018

Objetivo é qualificar profissionais para auxiliar pacientes com dificuldades de deglutição

 

As atividades ocorreram dias 15 e 24 de maio no Centro de Estudos da unidade

A equipe de fonoaudiologia do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André preparou, em maio, novo treinamento direcionado à equipe de nutricionistas e copeiras da unidade. O objetivo é destacar a importância da deglutição e a forma como o alimento deve ser servido aos pacientes. A depender da enfermidade, a integridade das estruturas anatômicas empregadas no “ato de engolir” pode ser comprometida. Os treinamentos ocorreram dias 15 e 24 de maio no Centro de Estudos do hospital.

“O distúrbio da deglutição é denominado disfagia. O fonoaudiólogo avalia e reabilita a deglutição, assim como determina a melhor consistência da dieta via oral, eliminando ou minimizando os riscos de engasgos e broncoaspiração do paciente”, explica a coordenadora da Fonoaudiologia, Marisa Ruggieri Marone.

Ao falar do conteúdo do treinamento, a fonoaudióloga Monica Jardim Meneghini explicou que as nutricionistas são responsáveis por definir os nutrientes necessários para a recuperação do paciente, sendo primordial a interação entre as equipes para pleno desenvolvimento do processo de reabilitação clínica.

A capacitação, que será realizada periodicamente entre nutricionistas, fonoaudiólogos e copeiras, conta com o apoio da diretoria-geral e diretoria administrativa do hospital. O objetivo é manter a interação multidisciplinar para aperfeiçoamento constante da assistência prestada ao usuário.