FUABC trabalha adequação de unidades mantidas para o ‘Reinf’

Publicado em: 04/01/2019

Laercio Carlos de Oliveira, auditor responsável pelo Controle Interno da FUABC

O departamento de Auditoria da Fundação do ABC está em contato permanente com duas unidades mantidas, com objetivo de alinhar as bases de dados – especialmente financeiras e de suprimentos – para atender às novas normas de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), da Receita Federal. Diferente das demais unidades gerenciadas pela FUABC, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) e o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo (CHMSBC) não utilizam o sistema de Tecnologia da Informação da TOTVS, o que requer trabalho específico para a incorporação dos dados.

“A previsão é de que o sistema do Reinf seja obrigatório a partir de maio de 2019, com possibilidade de ampliação de prazo para 2020. A Fundação do ABC passará a fazer o envio único do Reinf com informações consolidadas da mantenedora e de todas as unidades mantidas. Estamos trabalhando com a realidade mais próxima e buscamos estar com todos os sistemas e dados integrados por volta de março”, planeja Laercio Carlos de Oliveira, auditor responsável pelo Controle Interno da FUABC.

Para que tudo corra dentro do cronograma, Auditoria e Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da FUABC trabalham em conjunto desde novembro, em contato com todas as unidades e realizando diversos testes relacionados ao Reinf. Como somente HEMC e CHMSBC não utilizam o sistema TOTVS, a concentração de dados contábeis na mantenedora já está bastante adiantada. No entanto, é preciso que haja 100% de conformidade – do contrário, o envio do relatório à Receita Federal não é efetivado.

“Precisamos trabalhar como uma orquestra bem afinada para conseguirmos reunir todas as informações e enviar o relatório geral do Reinf. São vários pontos a serem observados e, muitas vezes, que precisam ser atualizados, como o cadastro de fornecedores e as datas-limite para lançamento de notas fiscais no sistema. Temos que seguir à risca o cronograma interno de envio de dados, pois o encaminhamento do relatório geral do Reinf deve ocorrer obrigatoriamente até o dia 15 de cada mês”, reforça Laercio Oliveira.

No momento, o setor de Tecnologia da Informação da FUABC trabalha em conjunto com as ‘TIs’ do HEMC e do CHMSBC realizando testes e no intuito de que os sistemas das unidades de saúde trabalhem em paralelo com o TOTVS. Novas reuniões estão previstas para este início de ano, a fim de alinhar os detalhes finais.