Fundação do ABC dará início a curso inédito de gestão de negócios com ênfase em saúde

Publicado em: 22/08/2014

A Fundação do ABC acaba de firmar convênio com uma das mais importantes instituições de ensino do país na área de pós-graduação e extensão com programas customizados para empresas: a Fundação Dom Cabral. A partir da parceria, terá início em outubro a primeira edição do curso de especialização em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde, cujo foco principal é a capacitação de gestores em nível de diretoria – como superintendentes, diretores técnicos e clínicos.

Com 10 meses de duração e investimento total de R$ 25,5 mil por aluno, a nova pós-graduação foi criada para suprir demanda crescente da FUABC por mão de obra altamente especializada na gestão de equipamentos de saúde. “Estamos em franca expansão e precisamos de novos gestores para nossas unidades. Por isso decidimos procurar a Fundação Dom Cabral. A partir dessa parceria, pretendemos treinar nosso pessoal e abrir espaço para que profissionais externos se capacitem, tornando-os potenciais líderes para nossos equipamentos de saúde”, planeja o presidente da Fundação do ABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva.

A parceria com a Dom Cabral vem fortalecer o trabalho de pós-graduação desenvolvido na Faculdade de Medicina do ABC e viabilizar um curso voltado ao gestor de elevado nível hierárquico na organização, sintonizado com o mercado e com o cenário atual da saúde pública e privada, no Brasil e no mundo. “Graças às mais de quatro décadas de trabalho da FMABC, hoje somos reconhecidos dentro e fora do país pela expertise na área médica. Entretanto, acreditamos que podemos ocupar posição de destaque também na formação de gestores para o mercado, beneficiando, inclusive, nosso próprio corpo de colaboradores e as unidades em que respondemos pela gestão”, destaca Dr. Marco Antonio Santos Silva.

Cada unidade mantida pela Fundação do ABC poderá indicar um representante para a pós-graduação. As demais vagas estarão disponíveis para gestores externos interessados, que deverão preencher requisitos mínimos curriculares e de formação profissional para ter as matrículas aprovadas. “São grandes as possibilidades de absorvermos os profissionais formados no curso para cargos de liderança nos hospitais e unidades de saúde da Fundação do ABC. Não tenho dúvidas de que será uma especialização extremamente proveitosa para os gestores e para a população em geral, que será beneficiada indiretamente com serviços de saúde melhores, a partir da capacitação e visão moderna de seus administradores”, garante o presidente da FUABC.

Aprendizagem baseada em problemas

Um dos destaques da pós-graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde é a metodologia de ensino, cujo foco privilegia a aprendizagem baseada em problemas e em times. “Utilizaremos modelo híbrido de ensino. Nesse formato não existem respostas prontas, obrigando os alunos a buscar o aprendizado, a testar teorias e a discutir problemas para apresentar soluções”, detalha a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin, que acrescenta: “Os alunos geralmente estranham as primeiras aulas, pois o formato é realmente muito diferente. Porém, quando se acostumam com a metodologia, normalmente aprovam e gostam bastante, pois o formato estimula a busca por conhecimento, a formação de opinião e a pesquisa como base para novas teorias”.

Ao todo serão 288 horas em aulas presenciais durante 10 meses, além de 72 horas de atividades a distância e outras 72 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os encontros ocorrerão somente uma vez por mês, em três dias seguidos de aulas – entre quinta-feira e sábado. “A ideia do curso é proporcionar atualização aos gestores da área da saúde, abrir espaço para discussão de cases e para a troca de experiências. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de intervenção. Dessa forma, os alunos deverão trabalhar problemas reais, de instituições reais, cujos resultados poderão ser aplicados na prática para melhoria das unidades de saúde”, encerra Caroline Saint Aubin.

Com 38 anos de tradição, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios com sólida articulação e padrão internacional de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2014 foi classificada em 21º lugar entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking de Educação Executiva do Financial Times e ocupa 1º lugar no ranking de melhores escolas da América Latina.

Interessados no novo curso podem baixar a ficha de inscrição no link abaixo. Mais informações pelo (11) 2666-5498 ou pelo e-mail selecaofuabc@fuabcorgbrprovis1.hospedagemdesites.ws.


Baixe aqui a Ficha de Inscrição