Fundação do ABC e Central de Convênios treinam Brigada de Incêndio

Publicado em: 06/09/2017

Ao todo, 19 colaboradores participaram da capacitação, que visa a proteção
da integridade física de funcionários, pacientes e do patrimônio da instituição

 

O treinamento da brigada de incêndio também contou com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros

Colaboradores das sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios participaram em 18 de agosto de treinamento para formação de Brigada de Incêndio. A atividade reuniu 18 funcionários e ocorreu no próprio campus universitário, em Santo André, comandada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da FUABC (SESMT).

A formação da brigada de incêndio visa a proteção da integridade física de funcionários, pacientes e do patrimônio da unidade de saúde. Os integrantes se reúnem periodicamente em encontros de atualização e reciclagem. “Considerando a importância do tema, solicitamos a cada Diretoria e às gerências da Fundação do ABC e da Central de Convênios para que indicassem funcionários para o treinamento. Nossa ideia foi capacitar colaboradores em todos os setores, para que multipliquem as informações em seus respectivos departamentos”, explica a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FUABC, Nataly Caceres de Souza.

O treinamento da brigada de incêndio conta com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, assim como de princípios de incêndio, rotas de fuga, classes de incêndio e de conhecimentos técnicos sobre os equipamentos de combate a incêndio, entre os quais os tipos de extintores, hidrantes, detectores de fumaça, alarmes de incêndio e mangueiras, por exemplo. Durante a capacitação também são ministradas aulas sobre sinais, sintomas e condutas em situações como desmaio, convulsão, ferimentos externos e até mesmo parada cardiorrespiratória, quando os colaboradores simulam massagem cardíaca.

“Durante os treinamentos, mostramos aos funcionários o quanto é importante para a segurança de todos ter uma brigada de incêndio treinada e preparada para as mais diversas emergências. Realizamos as partes teóricas e práticas para o melhor entendimento e para atendermos à Instrução Técnica 17, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”, explica Leonardo Menarbino da Silva, bombeiro e técnico em Segurança do Trabalho do SESMT-FUABC, que comandou a capacitação ao lado do engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

Em 8 de agosto, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC já havia ministrado o treinamento para formação de Brigada de Incêndio no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em São Bernardo do Campo, com mais de 20 participantes.

Treinamento na FUABC ocorreu no próprio campus universitário, em Santo André, comandado pelo SESMT