Fundação do ABC e Medicina ABC comemoram “Dia do Professor”

Publicado em: 24/10/2014

A Fundação do ABC e a Faculdade de Medicina do ABC reuniram em 15 de outubro dezenas de docentes das instituições para homenagem pelo Dia do Professor. A comemoração teve lugar no Anfiteatro Dr. David Uip e contou com presenças do presidente e do vice-presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva e Mauricio Mindrisz, assim como do diretor e do vice-diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires e Fernando Luiz Affonso Fonseca, entre outras autoridades. O evento teve organização da Diretoria Executiva Administrativa e de Patrimônio da FUABC, que providenciou cafés da manhã e da tarde para a data, além de presentear todos os docentes com estojo contendo caneta e pen drive personalizados.

“Agradeço, de coração, toda colaboração e dedicação do corpo docente com essa Diretoria. Ficamos muito felizes com o compromisso assumido pelos professores para o ensino de qualidade e o crescimento da instituição”, declarou o diretor Dr. Adilson Casemiro Pires, que também falou sobre a história da FMABC, dificuldades e superação, lembrando da importância dos docentes nessa trajetória de sucesso – com menção especial ao Dr. Milton Borrelli, diretor nos mandatos 1994-1998 e 1998-2002.

Já o presidente da FUABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, afirmou: “Os professores podem mudar a história do país, pois são o elemento mais importante dentro das etapas que integram a formação profissional”. Segundo o gestor, a Fundação do ABC tem obrigação de investir em capacitação e infraestrutura. “Estaremos sempre abertos para esse tipo de investimento. Recentemente criamos a Diretoria Executiva de Recursos Humanos da FUABC, que busca, justamente, trabalhar o desenvolvimento das pessoas e a capacitação”, exemplificou.

Durante a solenidade, Dr. Adilson Casemiro Pires fez questão de homenagear um dos mais antigos professores da escola, Dr. Roberto Bahdur, que desde 1972 integra o corpo docente da instituição.

Celebração histórica

A origem da data comemorativa remete a D. Pedro I, que em 1827 baixou decreto imperial criando o ensino elementar no Brasil. O documento determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O texto regulamentava ainda a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados.

A primeira comemoração dedicada ao professor ocorreu 120 anos mais tarde, em 1947. Já a proposta de tornar a data feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker. À época, ele propôs reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos problemas da profissão, planejamento das aulas e trocas de experiências. Segundo o discurso de Becker, “professor é profissão; educador é missão”. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Homenagem a 2,5 milhões de docentes

O 15 de outubro marca a comemoração do Dia do Professor no Brasil e homenageia os 2,5 milhões de docentes que exercem a atividade no país – desde a educação básica até o ensino superior. Trata-se de reconhecimento da importância do trabalho desempenhado por esses profissionais, que contribuem para a formação e para o desenvolvimento do povo brasileiro.

De acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2013, o número de pessoas no Brasil em atividade de docência é de 2.141.676. Em nível de graduação e pós-graduação, segundo o Censo da Educação Superior do mesmo ano, 367.282 profissionais exercem funções educadoras — aproximadamente 48,84% trabalham em tempo integral, 25,36% em tempo parcial e 25,78% são horistas.

A maioria dos 367 mil docentes da educação superior (321 mil) tem mestrado ou doutorado. Nos últimos dez anos, o número de mestres e doutores na rede pública cresceu 90% e 136%, respectivamente (Fontes: MEC / INEP).