Fundação do ABC promove 5° Fórum em Saúde e Sustentabilidade

Publicado em: 22/11/2019

Evento foi realizado em 21 de novembro, no campus da Faculdade de Medicina do ABC

 

Estiveram presentes cerca de 80 participantes da FUABC e das mantidas

O Departamento de Qualidade da Fundação do ABC, por meio do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou dia 21 de novembro a quinta edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. O evento, das 8h às 16h, foi promovido no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André.

A mesa de abertura do fórum foi composta pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo do Campo, José Carlos Gobbis Pagliuca, pelo representante da superintendência do Sistema de Abastecimento, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul (SAESA), Roberto Amâncio Cruz, além do coordenador do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC, professor Odair Ramos.

Entre os palestrantes, o presidente do Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis, Vital de Oliveira Ribeiro Filho

Entre os palestrantes esteve o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, que também preside o Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis. O convidado falou sobre “A sustentabilidade na gestão dos serviços de saúde”. Já a engenheira de produção química, Mirna Suzin, abordou o tema “Compostagem nos serviços de saúde”, enquanto o químico e professor do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC, Rodrigo Romão, comandou palestra sobre “Qualidade de água e a importância nos serviços de saúde”. Por fim, a integrante da coordenação estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Francisca Maria Lima Araújo, cuidou de explanação sobre “A reciclagem e os resíduos dos serviços de saúde”.

 

AMIGO DO MEIO AMBIENTE

No período da tarde, o 5° Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC teve a apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC inscritas no Prêmio Amigo do Meio Ambiente – certificação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concedida anualmente às melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde públicos ou privados, de todo o País, que prestam assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano, a Faculdade de Medicina do ABC recebeu a premiação máxima do evento com o projeto que, em pouco mais de dois anos, reduziu em 54% o gasto da instituição com o descarte de resíduos infectantes (mais informações aqui). O 12º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS2019) foi realizado dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

No mesmo evento, as mantidas da Fundação do ABC receberam 10 placas referentes ao cumprimento do “Desafio a Saúde pelo Clima” e “Desafio Resíduos”, campanhas mundiais coordenadas no Brasil pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. O reconhecimento é feito mediante avaliação de dados inseridos pela unidade na plataforma digital destinada às iniciativas.

Receberam as placas: AME Praia Grande, AME Mauá, Faculdade de Medicina do ABC, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Nardini de Mauá, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá, Hospital Estadual de Francisco Morato, além do Pronto Atendimento Maria Dirce e da UPA São João, em Guarulhos.

As unidades da FUABC também receberam nove menções honrosas pelo desenvolvimento de projetos de relevância ambiental. São elas: AME Santo André, AME Mauá, AME Praia Grande, Faculdade de Medicina do ABC, Hospital da Mulher, Hospital Estadual Mário Covas, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, AMA/UBS Integrada Jardim Tietê I e UBS Jardim da Conquista I, as duas últimas pertencentes à Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Mateus.