Fundação do ABC organiza oficina para reaproveitamento de garrafas de vidro

Publicado em: 29/07/2016

O Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC organizou em 29 de julho oficina para reaproveitamento de garrafas de vidro. Durante uma semana, colaboradores das sedes administrativas da FUABC e da Central de Convênios foram convidados a comparecer à atividade gratuita, cuja participação só dependia de uma coisa: levar garrafas de vidro vazias.

Pedro Henrique, Vagner Barbosa e Cristina Passaretti

Pedro Henrique, Vagner Barbosa e Cristina Passaretti

Sob comando do convidado externo e artesão, Vagner Barbosa, e com apoio dos colaboradores da área de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FUABC, Cristina Passaretti e Pedro Henrique, garrafas de vidro usadas, cujo destino seria o descarte, foram transformadas em copos, vasos e enfeites diversos. Grandes ou pequenas, transparentes ou coloridas, as garrafas ganharam novas formas, utilidades e, a partir do trabalho, durabilidade.

Para realização da oficina de reciclagem foi utilizado um equipamento simples, uma resistência elétrica que aquece e corta o vidro com precisão. O acabamento das bordas foi feito com uma lixa. “A reciclagem das garrafas atinge dois grandes objetivos ambientais. Primeiramente, a decomposição de uma garrafa de vidro na natureza pode chegar a 4.000 anos, o que torna o reaproveitamento muito importante. Por outro lado, o principal produto da oficina foram os copos de vidro. Com isso, estimulamos os funcionários a utilizar esse material e a diminuir o consumo de copos plásticos, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente”, explica Cristina Passaretti.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Entre os principais motivos para não usar copos descartáveis está o tempo de decomposição elevado, que pode ser de mais de 100 anos.

Objetivo foi reciclar e produzir, principalmente, copos de vidro, que permitem reduzir a utilização de copos descartáveis pelos funcionários

Objetivo foi reciclar e produzir, principalmente, copos de vidro, que permitem reduzir a utilização de copos descartáveis pelos funcionários

“Quando pegamos um copo plástico para tomar água, por exemplo, o tempo de uso é de alguns segundos. Entretanto, se esse material for descartado na natureza, sua decomposição demoraria mais de um século”, alerta Cristina Passaretti.

Outro problema é que o copo descartável é considerado o resíduo sólido urbano menos reciclado no planeta, sendo grande agente poluidor de rios e mares. Por outro lado, os copos reutilizáveis e retornáveis causam até 25 vezes menos impacto ambiental do que todas as outras opções descartáveis, segundo estudo realizado pelos ministérios de meio ambiente da Alemanha, Áustria e Suíça.