Futuro Hospital de Clínicas recebe equipamento de ponta em Cardiologia

Publicado em: 20/09/2013

Em construção no bairro Alvarenga, o Hospital de Clínicas de São Bernardo já conta com moderno equipamento de hemodinâmica, destinado ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O aparelho possibilita intervenções minimamente invasivas, feitas com introdução de finos cateteres que percorrem o aparelho circulatório dos pacientes até o coração, permitindo visualização em tempo real dos vasos obstruídos e capaz de realizar a desobstrução.

Com a novidade será possível dobrar a oferta desses serviços e diminuir o tempo de execução dos procedimentos, que atualmente são realizados por empresa terceirizada para o Hospital Anchieta e para o Hospital e Pronto-Socorro Central. Hoje são realizados aproximadamente 50 cateterismos por mês, 10 angioplastias de coronárias e 15 angioplastias periféricas.

Quando o equipamento estiver em operação no HC, o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas serão feitos diretamente pela rede pública. Segundo Dr. Daniel Beltrammi, superintendente do Hospital Anchieta, além do diagnóstico preciso e tratamento adequado, a intervenção garante maior segurança e a rápida recuperação aos pacientes.

O Hospital Anchieta foi recentemente habilitado pelo Ministério da Saúde para a execução de procedimentos endovasculares e, a partir da inauguração do HC, essa atividade será potencializada com uso de equipamento próprio. A compra do aparelho foi possível graças a convênio com o Ministério da Saúde no valor de R$ 18 milhões, com contrapartida municipal estimada em R$ 1,7 milhão.

Com a verba foram adquiridos equipamentos programados para o hospital como raio-X, arco cirúrgico, microscópio cirúrgico e aparelhos anestésicos – todos já entregues. Também foi completada a licitação de outros equipamentos, entre os quais tomógrafo, neuroendoscópio, broncoscópio, foco cirúrgico, foco portátil, raio-X portátil, autoclaves e lavadoras termodesinfectoras.

Hospital de Clínicas
Com área total de 36 mil m2, 18 mil m2 de área construída e 11 pavimentos, o HC fica na Estrada dos Alvarengas, 1001, no bairro Alvarenga. A primeira fase da unidade entrará em funcionamento este ano, composta por 70 leitos: 30 de clínica médica, 24 de ortopedia e traumatologia, 6 de neurocirurgia e outros 10 de UTI adulto.

A unidade estará em pleno funcionamento em 2015. Serão no total 293 leitos, sendo 197 de internação e 96 complementares (60 de UTI, 29 de recuperação anestésica e 7 de hospital-dia). As internações clínicas envolverão as especialidades de cardiologia, nefrologia, doenças infectocontagiosas, pneumologia, reumatologia, gastroenterologia, neurologia, hematologia, dermatologia, pediatria e psiquiatria para tratamento de dependentes de álcool e drogas.

As internações cirúrgicas, por sua vez, abrangerão as áreas de neurocirurgia, traumato-ortopedia, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, cirurgia do aparelho digestório e coloproctologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, cirurgia dermatológica, cirurgia plástica, transplante de órgãos e cirurgias ortopédicas de grande porte, além do atendimento nas especialidades cirúrgicas pediátricas.