Gestantes visitam maternidade de Bertioga às quintas-feiras

Publicado em: 21/06/2013

Projeto “Esperando a Chegada do Bebê” conta com reuniões mensais e visitas monitoradas

As gestantes que pretendem ter os filhos no Hospital Bertioga – FUABC agora têm dia e hora para conhecer pessoalmente detalhes sobre como será o atendimento na hora do nascimento dos bebês. Todas as quintas-feiras, às 15h, as mulheres e seus acompanhantes podem participar de visita ao hospital monitorada pela enfermeira de plantão na maternidade.

A ação de humanização tem por objetivo acolher e tirar dúvidas de parturientes e familiares. Batizado “Esperando a Chegada do Bebê”, o projeto conta ainda com reuniões mensais com as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde, a fim de passar orientações sobre o fluxo de internação, documentos necessários para registro da criança e sugestões para arrumação da mala. “A visita também serve para diminuir a ansiedade da mamãe e familiarizar com o ambiente. Antecipa quem a receberá e o que acontecerá na hora do parto”, acrescenta a enfermeira supervisora da maternidade, Andreza Tardoque Pimentel.

Cursos para gestantes

Graças à parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital Bertioga, as parturientes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde passaram a contar com curso especial. Toda última quarta-feira do mês, as gestantes no terceiro trimestre são convidadas a participar de reunião às 14h, na qual são abordados os temas “Direitos e deveres da nutriz e do bebê”, “Nutrição e amamentação” e “Cuidados com o recém-nascido”, além de palestra de psicologia sobre o papel de mulher e de mãe.

A próxima reunião das parturientes das UBSs será em 26 de junho. A participação é agendada com as enfermeiras da rede de saúde durante as consultas de pré-natal. O Hospital Bertioga fica na Praça Vicente Molinari, s/nº, Vila Itapanhaú. Outras informações pelo telefone no (13) 3319-9900 ou no site www.hospitalbertioga.org.br.