Gestão da Fundação do ABC em São Mateus completa 6 meses com resultados expressivos

Publicado em: 15/04/2016

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC completou 6 meses de trabalho à frente das unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista, com resultados expressivos no período. Graças à parceria inédita, foi possível contabilizar aumento de 36% no número de consultas médicas entre novembro e fevereiro, assim como o acréscimo de 180% nos exames de imagem.

“Quando iniciamos os trabalhos, realizávamos média de 7 mil consultas mensais em duas AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) sob gestão da fundação. Em fevereiro deste ano,

Reuniões periódicas entre os apoiadores do território otimizam ações na região

Reuniões periódicas entre os apoiadores do território otimizam ações na região

contabilizamos mais de 23 mil em cinco AMAs administradas”, calcula a gerente da Fundação do ABC para o contrato São Mateus, Darlice da Mota Soares, que acrescenta: “Em relação aos exames de diagnóstico, realizamos 2.500 procedimentos em dezembro e 7.000 em fevereiro deste ano – um aumento de 180%. Além disso, desde março iniciamos os exames de ultrassom obstétrico e morfológico, que são inéditos na região”.

Com foco na Atenção Básica, o contrato da FUABC com a Prefeitura de São Paulo tem vigência de 5 anos e contempla 35 serviços em 19 endereços – algumas funcionam de forma conjugada. São 5 unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs), 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 5 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), 3 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), 1 AMA-Especialidades e 2 Serviços de Apoio de Diagnóstico e Terapia (SADTs), além do Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) Jardim Tietê I, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) São Mateus (instalado no AMA-E) e do Pronto Atendimento São Mateus.

Desde o início da parceria, em setembro de 2015, Fundação do ABC e Prefeitura de São Paulo têm procurado avançar nos modelos de atenção e de gestão no território, em busca da maior integração entre as unidades de saúde de São Mateus, com objetivo de otimizar recursos e melhorar a assistência em benefício de toda a população da região.

Diretoria da FUABC e gestores responsáveis pelo contrato São Mateus

Diretoria da FUABC e gestores responsáveis pelo contrato São Mateus

“Construímos um novo modelo de trabalho, com readequação das áreas administrativas e reestruturação de toda a assistência. Uma das grandes conquistas nesse período é a integração entre AMAs e UBSs, conforme projeto da Secretaria de Saúde de São Paulo. Quando assumimos, essas unidades, apesar de conjugadas, trabalhavam de maneira independente. Hoje a integração é realidade, o que permite aproveitar melhor os recursos disponíveis e ampliar algumas áreas de atendimento”, comemora a gerente Darlice da Mota Soares, que explica: “Com a integração, pacientes das UBSs ganharam mais um dia na semana para alguns tipos de atendimento, pois as AMAs funcionam aos sábados. Papanicolau, vacinação e atendimento odontológico são alguns dos serviços já disponíveis”.

MUITO ALÉM DE NÚMEROS

Apesar dos resultados favoráveis e das metas alcançadas, a parceria FUABC-Prefeitura de São Paulo tem conquistado muito mais do que números positivos. Os funcionários das unidades estão sensibilizados para a necessidade de trabalhar em sintonia com a população e têm desenvolvido ações de orientação e campanhas preventivas extremamente importantes.

“Quando assinamos contrato com a Prefeitura, uma das metas era a atualização das carteiras de vacinação de 90% das crianças menores de um ano. Mobilizamos todas as unidades e conseguimos alcançar o objetivo, contando com o apoio importante dos agentes comunitários de saúde (ACSs)”, revela Darlice Soares. Entretanto, algumas das unidades não contam com ACSs, como é o caso da UBS Jardim Santo André. “Foi um esforço enorme da equipe do Jardim Santo André frente ao desafio. Das 688 crianças registradas na unidade, 131 estavam com a vacinação em atraso. Em uma semana, a equipe de enfermagem e todos os funcionários se mobilizaram e conseguiram vacinar todos os faltosos. Ficamos realmente impressionados com a capacidade dos profissionais em superar os desafios e buscar alternativas frente às adversidades do dia a dia”, considera a gerente da FUABC.

Outra ação de destaque foram campanhas de orientação contra a dengue nas UBSs e também em visitas domiciliares, com eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Mesmo com muitas mudanças ocorridas no território, as unidades conseguiram manter em funcionamento projetos de humanização existentes, com apoio da FUABC. Na UBS Jardim da Conquista II, por exemplo, o destaque é o projeto de humanização que oferece banho de ofurô para recém-nascidos. A técnica acalma o bebê, promove relaxamento e estimula o vínculo da criança com a mãe. Nessa mesma linha, a UBS Parque Boa Esperança organiza grupos de aleitamento materno com as mães, com encontros na área verde da unidade.

Todo esse trabalho conta com suporte de um grupo de colaboradores diferenciados, conhecidos como apoiadores. “São profissionais experientes em gestão e saúde, que em parceria com a Supervisão de Saúde de São Mateus, acompanham o trabalho dos gestores dos serviços, aproximando a gestão da realidade vivenciada no território. Reuniões semanais com a Supervisão de Saúde e com a Gestão na FUABC permitem que eles troquem experiências e discutam alternativas criativas para os problemas”, revela Darlice Soares, que finaliza: “Espírito de equipe e muita coragem completam o perfil dos profissionais que fazem a gestão dos serviços, garantindo que a população do território tenha acesso, cada vez mais, a um atendimento humanizado e de qualidade”.