Governador do Acre, Tião Viana examinará dissertações de mestrado na Medicina ABC

Publicado em: 15/03/2018

Parceria entre Secretaria de Saúde do Acre, FMABC e Universidade Federal do Acre vai até dezembro de 2019 e engloba a formação de 30 mestres e 10 doutores

 

Além de governador, Tião Viana é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará

Governador do Estado do Acre, o médico e professor universitário Dr. Sebastião Afonso Viana Macedo Neves – mais conhecido como Tião Viana – estará em 19 de março em Santo André (SP), na Faculdade de Medicina do ABC, para a abertura da Semana de Integração Científica Acre – São Paulo. A solenidade às 9h terá lugar no anfiteatro do Centro de Pesquisas CEPES, no próprio campus universitário (Av. Lauro Gomes, 2.000 – Vila Sacadura Cabral), e contará com presença do diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip.

A Semana de Integração Científica Acre – São Paulo faz parte de convênio entre Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), FMABC e Universidade Federal do Acre (UFAC), no valor de R$ 1,8 milhão, para custeio de 30 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e outros 10 de doutorado. O objetivo é formar novos professores e pesquisadores na área de Ciências da Saúde do Acre e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na região do Juruá. A parceria foi publicada em 26 de agosto de 2015 no Diário Oficial do Estado do Acre (convênio SESACRE/FMABC/UFAC Nº 007/2015) e tem vigência até 31 de dezembro de 2019.

Após a cerimônia de abertura, o governador Tião Viana integrará duas bancas examinadoras de mestrado, que terão como temas “Conhecimento e aceitabilidade dos profissionais de saúde na Amazônia Ocidental da vacina para o Papiloma Vírus Humano (HPV)” e “Mecanismos subjacentes de recidiva da hanseníase no Oeste da Amazônia: proposta de um modelo conceitual”. Na manhã do dia 20, o governador encerra as atividades no ABC Paulista ao examinar o trabalho “Judicialização da saúde na Amazônia Ocidental: decisões colegiadas em saúde no Estado do Acre, Brasil”.

Ao longo da semana – de 19 a 23 de março – serão nove defesas públicas de mestrado no total. Além de governador, o convidado externo Tião Viana é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, especialista em Medicina Tropical pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília e especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário de Brasília. Professor licenciado do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, tem pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e é professor honorário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

PARCERIA FMABC-ACRE

A Faculdade de Medicina do ABC, o Governo do Estado do Acre e a Universidade Federal do Acre protagonizaram em 23 de março de 2016 importante passo para a saúde pública da região do Juruá, quando o governador Tião Viana comandou a aula inaugural do curso de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde.

A iniciativa é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde. A Universidade Federal do Acre oferece os coorientadores das pesquisas e o local para as aulas, enquanto a FMABC fornece os doutores que ministram as aulas. “É um marco definitivo na vida da juventude, no destino dos jovens do Juruá. Com um esforço do Governo do Estado, do Ministério da Educação, da Universidade do ABC, estamos tendo o início do curso de doutorado e mestrado em Saúde Pública”, afirmou o governador durante a aula inaugural.

Pela FMABC, o coordenador do projeto é o professor de Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica e chefe do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica, Dr. Luiz Carlos de Abreu. “Somos uma instituição vocacionada à área de ciências da saúde, com atuação nas diversas áreas do conhecimento. No Acre, estamos envolvendo a medicina, a fisioterapia, a terapia ocupacional, a enfermagem e a nutrição. Trabalhamos dentro de um conceito mais amplo, para fazer pesquisa e consolidar a qualificação profissional”, destaca Abreu.