Grande ABC ganha centro pioneiro para ‘Terapia de Alta Complexidade’

Publicado em: 15/08/2013

A disciplina de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC inaugurou em 13 de agosto o Centro de Excelência em Terapia de Alta Complexidade (CETAC) – braço do Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais, destinado ao tratamento e acolhimento de pacientes que necessitam de terapia biológica no combate à doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

O lançamento do espaço ocorreu durante evento multiprofissional no Anfiteatro David Uip, no próprio campus universitário em Santo André.

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são inflamações intestinais crônicas relativamente frequentes e de difícil diagnóstico. Pensando no atendimento integral aos pacientes, a Medicina ABC implantou em 2012 o Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais – iniciativa pioneira, que busca justamente disponibilizar via Sistema Único de Saúde atendimento abrangente aos doentes. Agora, com o novo Centro de Excelência em Terapia de Alta Complexidade, a estrutura terapêutica está completa. “Muitos pacientes necessitam de terapia biológica, cujas medicações são de alto custo, mas fornecidas gratuitamente pelo governo. O problema é que a administração dessas drogas requer acompanhamento diferenciado e infusão por via intravenosa. É nesse ponto que entra o Centro de Excelência, onde pretendemos não apenas fazer a infusão dos medicamentos, mas acolher os pacientes”, garante Dr. Wilson Roberto Catapani, professor titular de Gastroenterologia da FMABC.

O local conta com supervisão da enfermeira Patrícia Thesotto Vaz, especializada em doenças inflamatórias intestinais e que está responsável pelos cuidados pré-aplicação e durante a infusão dos medicamentos. Entre os diferenciais do espaço está a humanização do atendimento, com exibição de filmes, empréstimo de livros e revistas, além de parceria com a ONG Sorrir é Viver, cujos palhaços e contadores de histórias farão visitas regulares aos pacientes.

“Não buscamos tratar somente o lado físico. Queremos acolher os pacientes e fazer com que se sintam à vontade no Centro de Terapia, para que o tratamento seja mais agradável e o tempo passe mais rápido”, explica a coloproctologista e professora da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Sandra Di Felice Boratto, que completa: “Estamos investindo na
humanização do atendimento e esperamos que os pacientes participem com propostas e ideias, para que possamos aprimorar dia a dia o serviço. Queremos um centro de excelência para tratar, mas que também seja excelente para acolher”.