Grande ABC recebe 2º simpósio de ‘Medicina, Saúde e Espiritualidade’

Publicado em: 05/10/2018

Evento em 4 de outubro foi organizado pela disciplina de Ginecologia da FMABC

 

Dra. Elizabeth Jehá Nasser e o Dr. Auro del Giglio

O Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), por meio da disciplina de Ginecologia, organizou em 4 de outubro a segunda edição do ‘Simpósio de Medicina, Saúde e Espiritualidade’, cuja abertura esteve sob responsabilidade da docente da cadeira, Dra. Elizabeth Jehá Nasser.

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Auro del Giglio, que falou sobre “Espiritualidade e Humanismo para uma Educação Médica de Qualidade”. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o convidado tem doutorado em Medicina, na área de Hematologia. É professor titular de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e autor de 262 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais. Escreveu 62 capítulos de livros e tem 7 livros publicados. Participou de 186 cursos e eventos científicos no Brasil e exterior e apresentou mais de 300 trabalhos. Ao todo são mais de 200 aulas em reuniões, cursos e eventos científicos e 38 prêmios e homenagens.

A partir das 18h15, os trabalhos foram coordenados pela Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, que abordou o tema “Depressão e suicídio em profissionais da saúde. A importância do ‘cuidar de quem cuida’”. Médica formada pela USP, com residência médica em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, a convidada atua na área de cuidados paliativos desde 1998, com especializações pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É autora do livro ‘A morte é um dia que vale a pena viver’, sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, e docente na The School of Life, onde ministra as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”.

Ao final das exposições houve debate, com roda de perguntas e discussão entre os professores e a plateia.