Hebiatria comemora Dia do Adolescente com ‘Open House’ para jovens, pais e profissionais

Publicado em: 25/09/2015

A disciplina de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC comemorou em 25 de setembro o Dia do Adolescente, quando realizou o evento “Open House: a Hebiatria FMABC de portas e coração abertos para os jovens e seus cuidadores”. Mais de 200 jovens participaram das atividades ao longo do dia, que foram divididas segundo o público-alvo: adolescentes, pais e responsáveis, e profissionais de educação e saúde. Patrulheiros Mirins, CLASA, Cidade dos Meninos, Conselho Tutelar, FEASA e CMDCA são algumas das entidades que prestigiaram o evento.

Entre as autoridades presentes estiveram o diretor e o vice da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires e Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, o vice-presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, a professora titular de Hebiatria, Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato, o titular de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, assim como o docente da disciplina, João Fernando Monteiro Ferreira, e a presidente da Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Cardiovasculares (LAPDCV), a aluna do 4º ano de Medicina Xu Xue Qing.

Também participaram o presidente da regional ABCDM da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Dr. Rogério Krakauer, e a professora de Cardiologia da FMABC, Dra. Carla Janice Lantieri, que é secretária da SOCESP, idealizadora e coordenadora do Projeto Coração de Estudante, que há 9 anos trabalha a prevenção de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes de São Caetano e, desde 2013, mantém parceria com as disciplinas de Hebiatria e Cardiologia da FMABC.

“O Instituto de Hebiatria da FMABC entende a importância de celebrar o Dia do Adolescente como forma de dar visibilidade a uma parcela importante da população, que necessita de espaço e reconhecimento para promoção da atenção integral à sua saúde. Optamos por fazer a comemoração de um jeito diferente, de forma construtiva, através de atividades prazerosas, que estimulam a criatividade e o protagonismo juvenil. Até porque, quem trabalha e gosta de trabalhar com jovens, sabe que esse é o melhor caminho para que eles possam ser sujeitos de seu próprio destino”, garantiu a professora titular de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato.

ADOLESCENTES E CARDIOLOGIA

Com apoio da disciplina de Cardiologia, LAPDCV, regional ABCDM da SOCESP e alunos da recém-instalada disciplina eletiva de Princípios da Ressuscitação Cardiopulmonar, foi realizado treinamento prático com os adolescentes na área de ressuscitação cardiopulmonar, com objetivo de estimular o protagonismo juvenil no atendimento a situações de emergência. “Foi uma atividade histórica para a faculdade. São alunos de Medicina inseridos na comunidade e ensinando a população. É muito gratificante participar dessa movimentação”, garantiram o professor de Cardiologia e o titular da cadeira, doutores João Fernando Monteiro Ferreira e Antonio Carlos Palandri Chagas.

A programação para os adolescentes também contou com oficinas temáticas nas áreas de “Multimídia e uso de redes sociais de forma saudável e responsável”, “Atividade física, benefícios do exercício e prevenção do sedentarismo”, “Relaxamento, prevenção e combate ao estresse”, “Nutrição, alimentação saudável e prazerosa” e “Motivação, orientação vocacional e perspectivas de futuro”.

Pais e familiares dos jovens foram acolhidos pela assistente social da Hebiatria, Janete Regina Figueiredo Gomes, e participaram de palestra sobre “Saúde Mental”, sob responsabilidade do professor de Psiquiatria da FMABC, Dr. Sergio Baldassin, e do psicólogo Nilson Rodrigues.

Já os profissionais das áreas de educação e saúde puderam conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela disciplina de Hebiatria, as atividades realizadas via Centro de Referência Adolescente Cidadão Esperança da FMABC e as instituições parceiras, que ao longo dos anos têm contribuído sobremaneira para no aperfeiçoamento dos serviços à população.

TRADIÇÃO DE 28 ANOS

A Faculdade de Medicina do ABC deu início em 1987 ao atendimento específico à população entre 10 e 19 anos, a partir da assistência a jovens no Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava, em Santo André. A aposta pioneira mostrou-se acertada: o adolescente da região ganhou assistência qualificada por meio de médicos hebiatras (de Hebe, deusa da juventude), programas educativos, vivências em grupo e oficinas de capacitação.

Em 2002 a assistência foi estendida ao campus universitário, com a implantação do Instituto de Hebiatria. Ampliado em 2011, o instituto ganhou sede própria na FMABC – o Centro de Referência Adolescente Cidadão Esperança. Trata-se de espaço multiprofissional, com capacidade para até 2 mil consultas mensais em áreas como ginecologia, dermatologia, nutrição, fisioterapia e psicologia, entre outras. Também oferece cursos de informática, panificação e de reciclagem, por exemplo, assim como atividades físicas, oficinas culturais e de empreendedorismo.

Todos os pacientes são encaminhados pela rede pública da região. Ao longo de 28 anos de história, o serviço de Hebiatria na Faculdade de Medicina do ABC contabiliza mais de 40 mil atendimentos.

ATENÇÃO ESPECIAL

De acordo com a professora titular de Hebiatria e responsável técnica pelo Centro de Referência Adolescente Cidadão Esperança, Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato, os problemas de saúde mais comuns na adolescência e os principais motivos de consulta nessa faixa etária estão relacionados ao crescimento e desenvolvimento, como puberdade normal, atraso puberal, puberdade precoce e baixa estatura, assim como a doenças de pele, entre as quais acne juvenil e micoses. Também integram a lista problemas nutricionais como sobrepeso, obesidade, anemia e transtornos alimentares – anorexia e bulimia –, bem como aspectos emocionais, comportamentais, dificuldades de aprendizagem e comportamentos de risco.

“Na maioria das vezes, os pais buscam ajuda quando surge algum desses problemas. Porém, essa mentalidade está mudando com o conhecimento maior da especialidade. Cada vez mais somos procurados a partir da entrada na puberdade, o que é o ideal, pela possibilidade de se fazer um acompanhamento adequado e intervir precocemente sempre que necessário”, aconselha Dra. Lígia Reato.

O atendimento ao adolescente – e muitas vezes à família – deve ser multiprofissional e integrado, com acompanhamento pelo hebiatra e outras especialidades médicas que se fizerem necessárias, além de nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

dia_do_adolescente_2015_01

Mauricio Mindrisz, Adilson Casemiro Pires, Lígia Reato, Fernando Fonseca, Antonio Carlos Chagas, Xu Xue Qing, João Fernando Monteiro, Carla Lantieri e Rogério Krakauer

dia_do_adolescente_2015_02

Sob supervisão de alunos de Medicina e membros da SOCESP, adolescentes participaram de treinamento prático de ressuscitação cardiopulmonar