HMU contempla avanços e novos investimentos em São Bernardo

Publicado em: 04/01/2019

Entre janeiro e dezembro, 4.077 partos foram realizados e 1.882 litros de leite materno fornecidos aos recém-nascidos prematuros (Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC)

Referência no atendimento humanizado e único hospital municipal do Grande ABC a ser contemplado com o selo ONA2, o Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo, no bairro Rudge Ramos, registrou balanço positivo em 2018. Entre os meses de janeiro e dezembro, 4.077 partos foram realizados e 1.882 litros de leite materno doados aos prematuros.

O equipamento de saúde possui duas salas individuais de pré-parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando método não farmacológico para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam o conforto das gestantes. Desde que o espaço foi inaugurado, em fevereiro de 2017, o número de procedimentos normais vem aumentando no município. Em 2018, 61% (2.481) dos partos foram normais e 39% (1.596) cesarianas.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comemorou o balanço apresentado pelo HMU. “É gratificante ver o resultado de um trabalho bem feito. Temos em São Bernardo um hospital que é referência no atendimento e no serviço que oferta às mulheres, às gestantes e aos bebês. Esses números demonstram o quanto estamos transformando a Saúde dessa cidade”, disse.

 

LEITE DE QUALIDADE
Além do atendimento humanizado, o HMU também é referência no Banco de Leite Humano. O hospital é o primeiro equipamento público de Saúde do Grande ABC e o quarto no Brasil a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. A unidade possui a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras que são fornecidas a cada recém-nascido.

O banco de leite do hospital alimenta, em média, 80 bebês prematuros por mês. Para atender a demanda, 1.223 mulheres doaram ao hospital, o que resultou em 1.882 litros de leite materno em 2018. Essas doações resultaram em 100% das prescrições atendidas junto aos recém-nascidos internados no HMU.

 

CERTIFICAÇÃO
Em novembro, o Hospital Municipal Universitário conquistou mais uma certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O equipamento de saúde conquistou a “Acreditação Plena”, que atesta excelência no serviço. O selo ONA2 valida qualidade no atendimento e segurança aos pacientes do HMU, diminuindo, assim, os índices de mortalidade materno-infantil, de erros, e priorizando o atendimento humanizado à população.

Segundo dados da Organização Nacional de Acreditação, apenas 5% dos hospitais brasileiros possuem a certificação. O HMU é o primeiro hospital municipal do Grande ABC a receber o reconhecimento.