HMU de São Bernardo recebe nova tecnologia para atestar qualidade do leite materno

Publicado em: 13/09/2018

Hospital é o primeiro da rede pública do Grande ABC e o quarto no Brasil a contar com a máquina

 

Equipamento foi doado pelo Rotary Club de São Bernardo

Referência no Estado de São Paulo, o banco de leite do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo apresentou, em 12 de setembro, uma nova máquina que atesta a qualidade nutricional do leite oferecido aos recém-nascidos. O hospital é o primeiro da rede pública de Saúde do Grande ABC e o quarto no Brasil a oferecer a tecnologia.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, visitou o banco de leite acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e da diretora do HMU, Dra. Monica Carneiro. Das mãos do governador distrital do Rotary Club de São Bernardo – Rudge Ramos, Claudio Takata, recebeu a doação da máquina Human Milk Analyser – Myris.

“Temos mais um motivo para comemorar. Recebemos uma importante doação do Rotary de São Bernardo, em parceria com a Fundação Salvador Arena. O nosso banco recebe por mês 180 litros de leite das mães dos bebês internados no hospital e de doadoras externas. A partir de agora, todo o leite será minuciosamente analisado. Proporcionaremos mais qualidade e segurança aos nossos recém-nascidos”, explicou Morando.

Responsável da pasta de Saúde, Dr. Geraldo salientou que o novo aparelho irá detalhar a quantidade exata de proteínas e gorduras. “O banco fornece leite para cerca de 80 bebês prematuros mensalmente. Muitos necessitam de uma dieta específica para melhora em curto ou longo prazo. Agora, passaremos a selecionar o tipo de leite para cada paciente, ocasionando ganho de peso mais rápido e desenvolvimento sadio”, apontou.

ACEITAÇÃO

Mãe do pequeno Gael, de 1 mês, a professora de dança Paula Peixinho Sanchez fez questão de participar da solenidade. A criança nasceu prematura e desde o primeiro dia de vida depende do banco de leite para se alimentar. “Meu filho nasceu de 7 meses e fui muito bem acolhida por todos. Confio nos profissionais do HMU e, ao saber que o leite que será entregue ao meu filho e a todas as outras crianças é 100% saudável, fico extremamente feliz”, disse Paula.

REFERÊNCIA E CERTIFICAÇÃO

Referência para todo o Grande ABC, o banco de leite recentemente rendeu prêmios pelo trabalho desenvolvido na área. Em abril do ano passado, o HMU ganhou o selo de qualidade na “categoria A”, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês alimento com qualidade e segurança.

O hospital também foi reconhecido em duas categorias do Prêmio Paulista de Banco de Leite. O HMU concorreu com 57 bancos de todo o Estado de São Paulo e foi premiado duas vezes, como melhor “Volume de leite coletado” e “Volume de leite distribuído”.