HMU qualifica atendimento com equipamento de telemedicina

Publicado em: 30/10/2017

Prefeito Orlando Morando acompanhou videoconferência entre os profissionais do HMU e do Hospital Israelita Albert Einstein (Foto: PMSBC/Gabriel Inamine)

O Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo foi contemplado pelo Governo Federal com um equipamento de telemedicina. A tecnologia, realizada por videoconferência, possibilita que os médicos do HMU dialoguem com os profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, na hora de solucionar casos de pacientes em estado grave. O complexo hospitalar paulistano é uma das referências no atendimento e estará alinhado ao HMU por determinação do Ministério da Saúde.

O prefeito Orlando Morando acompanhou uma videoconferência, ao lado do secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple, da diretoria do HMU, Dra. Monica Carneiro, e da diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Ferrari. O chefe do Executivo classificou a ação como um importante avanço para a saúde de São Bernardo.

“A cada dia, estamos incluindo cada vez mais tecnologias nos hospitais públicos do município. Com isso, iremos oferecer um tratamento mais moderno e seguro a todos os pacientes da rede de Saúde. Além disso, essa máquina, implantada aqui no HMU, também possibilita agilidade no diagnóstico do paciente, proporcionando, assim, mais qualidade de vida e de cura dos pacientes”, afirmou Orlando Morando.

O secretário de Saúde esclareceu que o equipamento foi disponibilizado ao município por meio do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). “Além de ajudar no quadro clínico, capacita os nossos médicos e diminui os riscos com deslocamentos e remoções, já que o paciente não necessita mais sair do hospital para ser avaliado por outros profissionais”, explicou Dr. Geraldo.

Durante o evento, o prefeito de São Bernardo enfatizou que a Administração não precisou investir em nada para obter esse benefício. “O carrinho com o computador e a câmera de videoconferência foram cedidos pelo Governo Federal. O equipamento fica instalado na UTI adulto e os médicos podem acionar os profissionais do Einstein a qualquer momento, seja em casos emergenciais ou não. Estamos trabalhando constantemente para melhorar o município e tornar São Bernardo referência no atendimento à Saúde”.