Hortência Marcari abre maior congresso médico-universitário do país na 2ª feira

Publicado em: 08/08/2014

Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam de 11 a 16 de agosto a 39ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 39 anos, recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura dia 11 reunirá autoridades regionais a partir das 19h em coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário. A ocasião será marcada pela palestra motivacional “Lições de uma Vida”, que estará sob responsabilidade da “Rainha do Basquete”, Hortência Marcari. Titular da Seleção Brasileira durante 20 anos, campeã mundial na Austrália em 1994 e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, a ex-jogadora de basquete contará sua trajetória de vida, os desafios da carreira e como venceu no esporte.

A edição 2014 do Comuabc terá como “Professor Homenageado” Dr. Adilson Casemiro Pires, que é professor titular de Cirurgia Torácica e diretor geral da FMABC. Já “Presidente de Honra” será Dr. David Everson Uip, professor titular da FMABC e atual Secretário de Estado da Saúde. “O Comuabc projeta a faculdade para além do ABC, pois é o maior evento da categoria no país, com muita força e grande prestígio acadêmico”, considera a presidente do 39º Congresso Médico Universitário do ABC, Natália Rebeque Modolo, que acrescenta: “Trata-se de oportunidade para que os alunos saiam da grade curricular tradicional e comecem a se familiarizar com a rotina da atualização científica e da participação em congressos. Além disso, os estudantes são estimulados a apresentar e a publicar trabalhos, assim como a conhecer normas de participação, prazos e outros detalhes que acompanham a produção científica”.

Quase todas as atividades ao longo da semana terão lugar no próprio campus universitário. Serão seis palestras com convidados de renome na área de saúde, paneis nas áreas de Cirurgia do Aparelho Digestivo e de Saúde Reprodutiva, além de simulado de residência médica para alunos de 6º ano e cursos práticos em Videolaparoscopia, Hands On de Suturas, Emergências Pediátricas e Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia. Também estão programados o Simpósio de Atualização em Captação de Órgãos e Tecidos e duas mesas redondas: uma sobre Cirurgia Endovascular e Ultrassonografia Vascular e outra sobre Criminosos Sexuais.

Entre os destaques do Comuabc 2014 estará o “Bloco de Urgências Clínicas Cardiológicas”, que contará com treinamento prático em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Ao todo serão 90 bonecos para simulação de atendimentos de primeiros socorros com Suporte Básico de Vida (BLS). Também haverá oficinas de eletrocardiograma e de arritmias cardíacas.

Tradição acadêmica

O Comuabc já recebeu profissionais de renome na área da saúde como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin. Para 2014 são aguardados cerca de 700 congressistas e apresentação de mais de 120 trabalhos acadêmicos.

O final da programação científica do 39º Congresso Médico Universitário do ABC será na sexta-feira (15) e a festa de encerramento ocorrerá sábado, na Mansão Hasbaya do Buffet Manaus (Rua dos Franceses, 518, Bela Vista – SP). Com início às 21h, a confraternização contará com jantar, premiação dos melhores trabalhos e divulgação do presidente do evento para o próximo ano.

A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). Mais informações e a programação completa no site www.comuabc.com.br.