Hospital da Mulher comemora Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Publicado em: 23/05/2019

Evento contou com roda de conversa e homenagem às doadoras de leite

 

Banco de Leite da unidade conta atualmente com 63 doadoras fixas – Foto: Alex Cavanha/PSA

O Hospital da Mulher de Santo André realizou, dia 22 de maio, evento em comemoração ao Dia Nacional de Doação na área e possui um Banco de Leite interno, com média diária de coleta de 5 a 9 litros. Por dia são pasteurizados cerca de 6 litros de leite. A roda de conversa, que contou com a presença de mães, colaboradores e autoridades, esclareceu informações sobre técnicas de ordenha, amamentação cruzada e oferta de leite para os bebês da UTI Neonatal. Também foi realizada uma homenagem a todas as doadoras. Ao todo, a ação contou com a participação de 80 pessoas.

O secretário de Saúde, Márcio Chaves, compareceu à abertura do evento e falou sobre a importância da doação de leite para a comunidade e saúde. “Estamos fazendo um esforço muito grande de reformulação da Saúde e temos no Hospital da Mulher um símbolo de como as coisas devem funcionar  com  a mobilização permanente e trabalho constante junto às famílias e sociedade civil. Estamos muito felizes  em participar de uma data como essa. A grande missão é salvar vidas e as doadoras estão contribuindo muito com a Secretaria de Saúde e com outras mães e bebês que estão na UTI Neonatal do hospital”, comentou.

“Não é toda mãe que tem leite. Em alguns casos o bebê perde a mãe e a gente sabe que o leite materno é muito importante para a imunidade da criança. O leite é dado para nós de graça e não vejo motivo para não repassar o que sobra”, comentou a doadora Débora Corazza, que participou da ação acompanhada do filho Bernardo, de sete meses.

A secretária adjunta da Saúde, Rosana Grasso, também participou e fez a entrega dos Certificados de Solidariedade às doadoras, ao lado da diretora-geral da unidade, Sandra Gallo.

A supervisora do Banco de Leite, Luciene Barbosa, falou sobre a captação do leite e da importância das doadoras neste processo, além de ressaltar os indicadores. “Hoje o nosso estoque conta com média de 30 litros de leite. Podemos dizer que está na média, visto o volume prescrito aos prematuros. Para se ter ideia, no mês de abril conseguimos atender, de acordo com nossos indicadores mensais, pouco mais de 80% dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal”, explicou. Dos 13 bebês atualmente internados na Neonatal, dez fazem uso do Banco de Leite.

Também participaram do evento a supervisora da UTI Neonatal Carolina Giampaoli, a enfermeira e consultora do grupo Amor que Amamenta, Thalytta Costa, a consultora de Sling Fabiana Lopes, e a consultora da empresa Weleda do Brasil, Camila Trolesi.

O Banco de Leite do Hospital da Mulher conta atualmente com 63 doadoras fixas, mas segue em busca de novas doadoras para que a corrente nunca acabe.

COMO DOAR

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para doar, é preciso ligar no telefone (11) 4478-5048 ou (11) 4478-5027. É realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo segundo orientações da equipe do BLH.

Todo o leite doado passa pelo processo de pasteurização. Também é submetido a controles de qualidade e distribuído aos prematuros e outros bebês clinicamente impossibilitados de recebê-lo do seio materno. Há também serviços de orientação e tira-dúvidas sobre amamentação.

O Banco de Leite recebeu em 2017 e 2018 o certificado de credenciamento “padrão ouro” do Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano (IBERBLH). Trata-se de iniciativa cujo objetivo é garantir o funcionamento das unidades dentro de elevados padrões de qualidade previamente normatizados.

O hospital também recebe doação de frascos de vidros com tampas de plástico, como os de maionese ou café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. O processo evita que o leite não perca seus nutrientes.