Hospital da Mulher de Santo André comemora Outubro Rosa  

Publicado em: 17/10/2019

Mais de 80 participantes prestigiaram a abertura do evento na unidade

 

 

Só em 2018 o Hospital da Mulher realizou 1.946 atendimentos de mastologia, sendo 2.857 mamografias

O Hospital da Mulher de Santo André realizou dia 15 de outubro a abertura do evento Outubro Rosa, que se encerrou no dia seguinte. O evento trouxe não só a importância da prevenção do câncer de mama, como também a identidade do gênero feminino frente ao câncer e o empoderamento da mulher durante este processo. Só em 2018 o Hospital da Mulher realizou 1.946 atendimentos de mastologia, sendo 2.857 mamografias.

Com palestras e música, o evento reuniu mais de 80 pessoas no anfiteatro da unidade entre colaboradores e usuários. Um grupo musical composto por colaboradores do hospital tocou a música “Maria Maria”, de Milton Nascimento, emocionando muitos presentes.

“Todos os dias trabalhamos focados em cuidar da saúde da mulher e o câncer de mama é um dos diagnósticos que lidamos em nosso dia a dia. Por isso, sabemos a importância do tema e o quanto a detecção precoce pode fazer a diferença. Esse evento foi feito com muito carinho e me orgulha ver o anfiteatro repleto de pessoas interessadas em querer fazer a diferença e, mais do que isso, se informar”, disse a diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo.

O hospital abriu o mês de conscientização com a apresentação musical do Grupo Hope, iluminou a fachada da unidade de rosa e distribuiu lacinhos aos colaboradores. Os novos bebês também ganharam toquinha com enfeites alusivos ao mês, como a Luiza, que nasceu no dia 16 de outubro.

Durante os dias 15 e 16 de outubro um espaço saúde foi criado com serviços de massagem, maquiagem, aromaterapia e dicas de beleza para as funcionárias de todos os plantões.

Auxiliares e supervisoras de enfermagem entregaram lembrancinhas para bebês e mamães internadas

DIA DAS CRIANÇAS 

O Hospital da Mulher também comemorou o Dia das Crianças, em 11 de outubro, em grande estilo. Com os rostos pintados as enfermeiras, auxiliares e supervisoras de enfermagem passaram por todos os quartos e entregaram lembrancinhas para os bebês e mamães internadas.

Ao som de músicas infantis tocadas pela musicoterapeuta da unidade, Camila Turco, as funcionárias acompanharam o ritmo levando muitas mães às lágrimas. Na UTI Neonatal, os bebês receberam um selo que marca muito bem o que são: super-heróis.

“Ações humanizadas como esta melhoram o atendimento e consequentemente a saúde dos pacientes. Além disso, os colaboradores se sentem parte de um trabalho em que eles são fundamentais, afinal são eles que estão em contato direto com estas pacientes”, disse a diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo.

Os funcionários não ficaram de fora e também receberam uma lembrancinha: um pirulito com a mensagem “Qual o sabor te traz de volta à infância?”. Os bebês e mamães internados receberam um polvinho de crochê.

As ações de humanização no hospital buscam integrar o relacionamento entre pacientes e colaboradores, com objetivo de garantir voz ao usuário e ao colaborador nos processos de trabalho em saúde. Ações como esta também visam promover melhora contínua nas ações realizadas por meio da utilização de ferramentas da qualidade.