Hospital da Mulher de Santo André entrega reforma e adequação do ‘Centro de Parto Normal’

Publicado em: 11/12/2015

Considerado o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, inaugura na próxima segunda-feira (14 de dezembro) o novo Centro de Parto Normal. A solenidade às 15h contará com presenças do prefeito Carlos Grana, do secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, e do presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva.

De acordo com a superintendente do hospital, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, o Centro de Parto Normal é composto por sala de estar para familiares, sala de recepção e admissão às gestantes, SPA hidroterápico e cinco suítes privativas PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) – anteriormente, um banheiro atendia a dois quartos. “O ambiente favorece a humanização do parto. Isso envolve a forma como se atende a gestante, desde a entrada no hospital até o momento da alta com o bebê. As munícipes ganharão em privacidade, humanização e qualidade no atendimento prestado”, garante a superintendente.

Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde (SUS). Registra média mensal de 350 partos, 11.300 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.

DESTAQUE NACIONAL

Voltado exclusivamente à saúde da mulher, com ênfase nas áreas de ginecologia e obstetrícia, o Hospital da Mulher de Santo André tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.

Todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e terapêutica, contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internos, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.

Neste 2015, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein foi o único equipamento de saúde em todo Estado de São Paulo a receber o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, cuja entrega ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Entre os atributos que levaram a unidade a conquistar a honraria está a participação na chamada Rede Cegonha – iniciativa do Ministério da Saúde para garantir assistência de qualidade desde o pré-natal até os 2 primeiros anos de vida da criança. Além disso, desde 2010 o hospital é certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o título de Hospital Amigo da Criança. Outra ação de destaque e que garante atenção especial às mães é o Projeto Mãe Canguru, sistema pelo qual o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, “colado” junto ao corpo da mãe.