Hospital da Mulher e “Mário Covas” promovem terceira edição do “Minifórum sobre Aleitamento Materno”

Publicado em: 29/07/2016

Sob o tema “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável!”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano será comemorada em 4 de agosto. Para celebrar a data, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” e o Hospital Estadual Mário Covas promovem o 3º Minifórum sobre Aleitamento Materno – iniciativa que visa incentivar e conscientizar sobre os benefícios da prática. Gratuito, o evento terá início às 8h30 no anfiteatro do Hospital da Mulher (Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no e-mail comunicacao@hospitaldamulher.org.br ou pelo telefone (11) 4478-5027.

Entre os objetivos centrais do evento está a divulgação do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê. “O apoio tem de vir da família, do companheiro, dos avós, da comunidade, dos empregadores e do governo. Assim, sem dúvidas, caminharemos para a ampliação do tempo de aleitamento”, afirma a nutricionista Elisabete Tavares, coordenadora do Banco de Leite Humano e presidente da Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital da Mulher.

A superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, explica que o hospital concentra suas ações nos “Dez Passos para o Incentivo ao Aleitamento Materno” e no “Cuidado Amigo da Mulher – CAM”, tendo entre os compromissos o início da amamentação do bebê na primeira hora após o nascimento.

O Hospital da Mulher de Santo André é modelo regional para atendimento às mulheres e recém-nascidos, certificado pela iniciativa Hospital Amigo da Criança – entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O 3º Minifórum sobre Aleitamento Materno contará com as palestras “Benefícios do uso de leite materno para recém-nascidos pré-termo: o que já sabemos”, com a Dra. Fabíola Suano, “Importância do aleitamento materno nos primeiros 1.000 dias de vida”, com o Dr. Rubens Feferbaum, e “Aleitamento materno no século XXI: sustentabilidade do planeta”, com a Dra. Marisa Aprile.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados com o evento.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs.

SERVIÇO

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André (SP). Inscrições via e-mail comunicacao@hospitaldamulher.org.br ou pelo telefone (11) 4478-5027. Vagas limitadas.

—————————
PROGRAMAÇÃO | 3º MINIFÓRUM SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

04/08/2016
—————————

– 8h30 às 9h: Abertura.

– 9h às 9h45: “Benefícios do uso de leite materno para recém-nascidos pré-termo: o que já sabemos” – Dra. Fabíola Suano.

– 9h45 às 10h30: “Importância do aleitamento materno nos primeiros 1.000 dias de vida” – Dr. Rubens Feferbaum.

– 10h30 às 10h45: Intervalo.

– 10h45 às 11h30: “Aleitamento materno no século XXI: sustentabilidade do planeta” – Dra. Marisa Aprile.

– 11h30: Encerramento.

Iniciativa faz parte de história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança

Iniciativa faz parte de história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança