H.Mulher é o único do Estado eleito para Prêmio Dr. Pinotti de “Hospital Amigo da Mulher”

Publicado em: 22/05/2015

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, é o único equipamento em todo Estado de São Paulo que receberá o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, cuja entrega da edição 2015 ocorrerá na

O diretor técnico do Hospital da Mulher, Dr. Gilberto Palma

O diretor técnico do Hospital da Mulher, Dr. Gilberto Palma

próxima quarta-feira (27 de maio). Trata-se de reconhecimento da Câmara dos Deputados, concedido às instituições com atuação destacada na promoção, acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. A solenidade será às 11h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O Prêmio Dr. Pinotti foi instituído pela Resolução n.º 15/2009 da Câmara dos Deputados e atualizado pela Resolução nº 52/2014. É concedido anualmente a no máximo cinco entidades governamentais ou não governamentais, cujos trabalhos ou ações merecerem destaque no campo da atenção integral à saúde da mulher.

As cinco entidades que serão agraciadas este ano foram escolhidas em eleição que contou com 16 conselheiros indicados pelos líderes e representantes partidários. São elas: Hospital do Câncer de Pernambuco (PE), Hospital Estadual Carlos Chagas (RJ), Hospital Sofia Feldman (MG), Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (RJ), além do Hospital da Mulher Maria José de Santos Stein (SP). “O prêmio reconhece as ações do Hospital da Mulher e o serviço de qualidade ofertado à população. Somos hospital referência para o município e buscamos sempre atender às necessidades dos cidadãos”, garante diretor técnico do Hospital da Mulher, Dr. Gilberto Palma, que representará o hospital e receberá o prêmio em Brasília.

Entre os atributos que levaram o Hospital da Mulher de Santo André a conquistar a honraria está a participação na chamada Rede Cegonha – iniciativa do Ministério da Saúde para garantir assistência de qualidade desde o pré-natal até os 2 primeiros anos de vida da criança. Além disso, desde 2010 a unidade é certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o título de Hospital Amigo da Criança.

Outra ação de destaque e que garante atenção especial às mães é o Projeto Mãe Canguru, sistema pelo qual o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, “colado” junto ao corpo da mãe. “O Método Canguru é um programa de humanização e assistência neonatal, que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e bebê prematuro, aumentando o vínculo e contribuindo para o desenvolvimento do recém-nascido”, detalha Dr. Gilberto Palma.

RECONHECIMENTO NACIONAL

O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher leva o nome do médico ginecologista paulista José Aristodemo Pinotti (1934-2009), que se notabilizou por promover políticas voltadas para as mulheres nos diversos cargos públicos em que ocupou, entre os quais de deputado federal e de secretário de Saúde do Estado de São Paulo.