Hospital da Mulher lembra importância da mamografia

Publicado em: 02/01/2013

Uma das principais causas de morte entre mulheres no mundo, o câncer de mama é também a doença que mais mata brasileiras

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo (atrás apenas do câncer de pulmão) e deverá ter aproximadamente 52,7 mil novos casos no Brasil este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia, que detecta a doença em estágio inicial, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, lembrado nesta terça-feira (5).

A mamografia é uma radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo. É feita compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

O médico mastologista do Hospital da Mulher de Santo André, Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente e, a cada retorno, é importante levar a mamografia anterior para avaliar possíveis alterações. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, onde existe a possibilidade de cura de mais de 95%”, explica o médico do Hospital da Mulher, administrado pela Fundação do ABC.

Vários fatores de risco estão associados ao câncer de mama, dentre os quais a herança genética. Mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram a doença devem ficar mais atentas. Mas, independente de casos na família ou não, toda mulher deve fazer a mamografia a partir dos 40 anos, porque de 90 a 95% dos casos de câncer de mama são esporádicos, ou seja, não familiares.

Outro importante fator de risco são os hábitos de vida, como obesidade, dieta desequilibrada e sedentarismo. O mastologista aconselha que alimentação saudável e atividades físicas podem ajudar na prevenção de qualquer tipo de câncer. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

Mamografia gratuita: O acesso ao exame gratuito pelo SUS é um direito de toda mulher brasileira acima dos 40 anos, assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009. O Dia Nacional da Mamografia foi criado em 2008 e a data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

O encaminhamento para o exame de mamografia deverá ser realizado através das unidades básicas de saúde do município.

Serviço

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André. Telefone: (11) 4477-9751.

Informações à Imprensa com Thiago Paulino – Comunicação Hospital da Mulher de Santo André – FUABC: (11) 97274-1174.