Hospital da Mulher promove curso de atualização sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Publicado em: 18/01/2019

Treinamento para funcionários visa capacitar toda a equipe para apoiar as mães no início precoce da amamentação exclusiva

 

Estimativa é de que mais de 400 funcionários da unidade participem das aulas neste ano

Em 14 de janeiro, teve início o curso de atualização da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) no Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André. Dividido em quatro módulos, a estimativa é de que mais de 400 funcionários da unidade participem das aulas, que ocorrerão até dia 8 de fevereiro. O objetivo é capacitar os funcionários novos e fazer reciclagem junto aos que já participaram do curso anteriormente.

O Hospital da Mulher obteve em 2011 o título da IHAC, cujo foco principal é enfatizar a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para a redução da mortalidade infantil.

Enfermeira e integrante da equipe responsável pelo curso, Renata Yamashiro explica que um dos critérios para manter o título é treinar os colaboradores para atuar de acordo com as determinações da IHAC. O último curso de reciclagem e atualização foi realizado em 2016. “É uma regulamentação que inclui cuidados com a mãe, o acompanhante e com o recém-nascido, a fim de garantir um atendimento mais humanizado. São levados em consideração o aleitamento materno, o cuidado no atendimento obstétrico, pré-natal, parto e pós-parto, assim como o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento”, explica Renata.

A supervisora do Banco de Leite/Nutrição, Luciene Barbosa dos Santos, reforça a importância do curso. “Ele ajuda a alinhar com a equipe assistencial a importância do aleitamento materno e o atendimento humanizado, tanto na parte de amamentação quanto no atendimento às mães e bebês”.

Outra integrante da equipe multidisciplinar responsável pelo curso, a enfermeira Flávia Frassato explica que, por meio do curso, os colaboradores – inclusive da área administrativa – saberão ajudar e dar orientações às mães que chegarem ao hospital. “Quem participar das aulas vai saber como colocar em prática o que aprendeu. Lidamos com crianças que nascem prematuras e com muitas mães jovens. Com esse curso, aprendemos a ver a realidade dessa mãe, já que muitas vezes temos que nos colocar no lugar dela”.

CONHEÇA A IHAC

Idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Iniciativa Hospital Amigo da Criança define 10 passos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nesse mesmo ano, o Brasil foi um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC ao assinar a Declaração de Innocenti durante encontro na Itália, comprometendo-se a seguir as 10 metas estabelecidas.

“Amigo da Criança”, o Hospital da Mulher de Santo André segue uma série de regras e legislações específicas, com objetivo de promover o incentivo à amamentação e atuar segundo as boas práticas de parto e nascimento. Além disso, realiza treinamentos constantes para que os funcionários participem ativamente do processo de incentivo ao aleitamento materno.