Hospital da Mulher responde por 64% dos nascimentos do município

Publicado em: 28/06/2013

Detentora do selo “Amigo da Criança” pelo estímulo à amamentação, unidade realiza cerca de 400 partos mensalmente

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein centraliza 64% dos partos realizados em Santo André e 100% dos casos SUS, segundo dados do último estudo do Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Município). Sob gestão da Fundação do ABC desde a inauguração em 2008, a unidade contabiliza mensalmente cerca de 400 nascimentos e mais de 23 mil atendimentos à população.

Voltado exclusivamente à saúde da mulher, com ênfase nas áreas de ginecologia e obstetrícia, o Hospital da Mulher de Santo André tornou-se referência no Grande ABC graças a excelência na assistência e à humanização do atendimento – presente desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. Diferentemente dos anos anteriores, nenhuma gestante foi transferida para outro hospital nesta nova gestão. Isso porque a equipe se esforça para que a maioria das munícipes dê à luz na unidade hospitalar.

O HM também realiza diversas ações sociais com resultados positivos. “O sucesso do Hospital da Mulher foi alcançado graças à união de esforços de toda a equipe de colaboradores. Devido à intensa e contínua campanha em busca da qualidade no atendimento, percebemos na prática o aumento da procura das gestantes para realização do parto neste hospital”, revela a superintendente do Hospital da Mulher de Santo André, Dra. Rosa Maria Aguiar.

Amigo da Criança

Entre os diferenciais que colocam o Hospital da Mulher como modelo regional de atendimento está a certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança, entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e, desde então, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de Saúde, capacita profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento. O certificado é concedido pela OMS e Unicef aos hospitais que incentivam o aleitamento materno.

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André. Telefone: (11) 4477-9751.