Hospital da Mulher terá iluminação especial no “Outubro Rosa”

Publicado em: 03/10/2014

Em comemoração ao movimento “Outubro Rosa”, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, iluminará sua fachada na próxima terça-feira (7 de outubro). A ação às 18h30 tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as autoridades confirmadas para a solenidade estão o prefeito de Santo André, Carlos Grana, o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, e o presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada anualmente por diversas entidades. Sempre no mês de outubro, a iniciativa é dirigida à sociedade e às mulheres, fortalecendo a importância da prevenção e do tratamento precoce contra o câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países pelo mundo.

Prevenção que vale vidas

Segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina mundial e brasileira – atrás apenas dos tumores de pele –, o câncer de mama foi responsável por mais de 13,2 mil mortes em 2011, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estima para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país.

A principal via de prevenção para o câncer de mama é a mamografia – uma radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo. Permite a visualização de pequenas alterações, possibilitando o diagnóstico do câncer em fase inicial. O médico responsável pelo serviço de Mastologia do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Dr. Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dessa idade, o exame deve ser feito anualmente. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, quando a possibilidade de cura é de mais de 95%. Em cada retorno anual é importante levar a mamografia anterior para comparar possíveis alterações”, recomenda.

SERVIÇO – OUTUBRO ROSA 2014

– Data: Terça-feira (07/10).

– Horário: 18h30.

– Local: Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein – Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório, Santo André. Telefone: (11) 4478-5000.