Hospital de Francisco Morato promove evento no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 22/06/2018

Equipes produzem bolsas térmicas e puffs com materiais de reciclagem; unidade inaugura dois murais para exposição de iniciativas sustentáveis

 

Funcionários organizaram diversas atividades de conscientização e sortearam brindes

A Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Estadual de Francisco Morato realizou dias 5 e 6 de junho diversas atividades ligadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 05/06. Todos os anos a Organização das Nações Unidas (ONU) dá um tema diferente à data. O objetivo é fornecer ideias de iniciativas que promovam a conscientização da população para preservar e proteger o meio ambiente. Em 2018 o tema é “Acabe com a Poluição Plástica”.

Diversas ações foram organizadas pelos funcionários do hospital simultaneamente nos dois dias de evento. Houve exposição de bolsas térmicas feitas a partir da reciclagem de banners; puffs produzidos com material reciclável de pneus; explicação sobre as funcionalidades do minhocário do hospital; instalação de mural com informações sobre o ciclo de reciclagem do óleo de cozinha; orientação de como montar um vaso de flor autoirrigável com garrafa pet; inauguração de dois murais fixos com dados sobre as ações desenvolvidas na área de Sustentabilidade, além de sorteio de brindes feitos com material reciclável como bolsas, nécessaires, porta notebook e porta moedas. Em prol da diminuição do desperdício de alimentos, a equipe serviu aos colaboradores bolo de casca de banana e suco de couve, verdura retirada da horta orgânica inaugurada no começo do ano na unidade.

“O resultado do evento superou todas as expectativas. De forma muito organizada, a equipe mostrou todas as iniciativas e boas práticas que já promovemos na área ambiental. Agora, entre as próximas ações estão a organização de uma oficina semanal de artesanato e campanhas para redução do consumo de papéis e copos descartáveis”, disse o diretor-geral, Dr. Nelson Seixas.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O hospital tem aumentado substancialmente o engajamento dos colaboradores sobre ações sustentáveis. Em janeiro, a unidade inaugurou uma horta orgânica próximo à recepção do hospital, em área de 100m². A ideia é auxiliar e incentivar a alimentação saudável, ampliar o conhecimento sobre a procedência dos alimentos, além de buscar reduzir os custos da unidade com a compra de legumes e verduras. Entre os itens plantados estão: alface mimosa, alface roxa, rúcula, agrião, almeirão, couve manteiga, repolho, tomate, maracujá, além de temperos como manjericão, salsa, coentro e cebolinha. Os alimentos são consumidos por funcionários e também foram inclusos nas dietas dos pacientes.

A equipe de Manutenção também criou dois minhocários elaborados em baldes que iriam para o lixo. Neles, foram acrescentados restos de legumes, cascas de frutas e até saquinhos de chá. Estes itens, misturados com terra e minhocas, transformam-se em uma “terra preta” com grânulos chamados de húmus, um adubo orgânico.