Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Francisco Morato cria horta orgânica

Publicado em: 08/02/2018

Diversas hortaliças como alface, rúcula e agrião são cultivadas em espaço de 100 m²; itens já estão no cardápio de funcionários e pacientes

 

Entre os itens plantados estão alface mimosa, rúcula, agrião, tomate e temperos como manjericão, salsa, coentro e cebolinha

Funcionários da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Estadual de Francisco Morato criaram uma horta orgânica na unidade, com adubo apropriado e manejo de pragas para evitar riscos ao meio ambiente. A horta está localizada em um terreno em frente à recepção do hospital e tem cerca de 100 m².

O objetivo é auxiliar e incentivar a alimentação saudável, ampliar o conhecimento sobre a procedência dos alimentos, além de buscar reduzir os custos da unidade com a compra de legumes e verduras, hoje manipuladas pelo setor de Nutrição. A ideia foi proposta pelo coordenador de contratos Eduardo Gouveia, com apoio da supervisora de hotelaria Anna Karenina, ambos membros da comissão.

Entre os itens plantados estão: alface mimosa, alface roxa, rúcula, agrião, almeirão, couve manteiga, repolho, tomate, maracujá, além de temperos como manjericão, salsa, coentro e cebolinha. Os alimentos são consumidos por funcionários e também foram inclusos nas dietas dos pacientes.

 “O principal benefício é se alimentar com produtos 100% orgânicos. Pacientes e usuários conseguem ver o crescimento daquilo que irá alimentá-los, além de estimular nas pessoas uma conscientização ambiental”, disse Eduardo Gouveia. Após as próximas colheitas, a equipe iniciará, inclusive, estudo de impacto financeiro para mensurar a economia do hospital com a compra de hortaliças. A ideia é ampliar a variedade e iniciar a plantação em períodos diferentes para a unidade dispor dos itens todos os dias.

Responsável pela manutenção do espaço, o jardineiro Fernando Gonçalves faz irrigação diária do local, além de plantio e colheita

Alguns cuidados são essenciais para manter a horta saudável e sem pragas. Além de verificar a irrigação correta, a equipe planeja cercar a horta com a plantação de ervas, utilizadas para afastar predadores e insetos indesejáveis, como hortelã, manjericão, erva cidreira e citronela – que também poderão ser utilizadas pela equipe de Nutrição.

Atualmente, o setor responsável pelo local é a Hotelaria. Além do plantio e colheita, o jardineiro Fernando Gonçalves faz a irrigação diária do espaço e realiza a mistura do adubo com a terra, resultado do aproveitamento de toda a borra de café utilizada no hospital.

MINHOCÁRIO

A equipe de Manutenção também criou dois minhocários para a unidade, elaborados em baldes que iriam para o lixo. Neles, foram acrescentados restos de legumes, cascas de frutas e até saquinhos de chá. Estes itens, misturados com terra e minhocas, transformam-se em uma “terra preta” com grânulos chamados de húmus, um adubo orgânico. Os mentores da ideia já iniciaram contatos com Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente para assessorar a comissão na condução das iniciativas sustentáveis em ambientes de saúde.