Hospital Estadual de Francisco Morato realiza seminário de Assistência Farmacêutica

Publicado em: 30/01/2019

Com inscrições gratuitas, evento ocorreu em 23 de janeiro

 

Atividade reuniu cerca de 60 participantes no anfiteatro do hospital

Parceria entre Governo do Estado e Fundação do ABC, o Hospital Estadual de Francisco Morato organizou em 23 de janeiro a primeira edição do “Seminário Integrado de Assistência Farmacêutica”, cujo tema central foi o “Impacto do Serviço de Farmácia Clínica no Ambiente Hospitalar”. A atividade das 7h30 às 17h reuniu cerca de 60 participantes no anfiteatro do hospital, no prédio administrativo.

Direcionado a farmacêuticos e profissionais de equipes multidisciplinares interessados na temática, o seminário contou com palestrantes de instituições extremamente conceituadas, entre as quais os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e Mário Covas (Santo André), além do próprio HEFM.

“Nosso objetivo principal foi destacar a importância do farmacêutico no ambiente hospitalar, sua atuação na equipe multidisciplinar, a participação nos resultados satisfatórios dos processos que envolvem os cuidados ao paciente e, especificamente, a terapêutica e a administração segura dos medicamentos”, informa a coordenadora de Farmácia do Hospital Estadual de Francisco Morato, Aline Silverio.

Ao final dos trabalhos, os participantes responderam a uma pesquisa de satisfação, cujo resultado apontou 100% de aprovação (ótimo ou bom) para organização geral, temas abordados, programação e duração do evento. Além disso, 96% dos presentes consideraram as instalações do hospital ótimas ou boas.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do Seminário Integrado de Assistência Farmacêutica esteve sob responsabilidade da coordenadora de Farmácia, Aline Silverio, sucedida pelo diretor técnico do hospital, Dr. Swami Cervone, que realizou homenagem pelo Dia do Farmacêutico (data celebrada oficialmente em 20 de janeiro). A primeira palestra esteve sob responsabilidade de Fabio Teixeira Ferracini, do Hospital Albert Einstein, que falou sobre “Farmácia Clínica”. Em seguida, os farmacêuticos do HEFM apresentaram o Serviço de Assistência Farmacêutica da unidade.

A coordenadora de Farmácia do Hospital Estadual Mário Covas e professora da Faculdade de Medicina do ABC, Daniela Archanjo, comandou palestra sobre “Farmacoeconomia”, enquanto Bianca Augusta Pereira de Paula, do Hospital Sírio-Libanês, abordou “A importância do farmacêutico na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN)”. Maria Raquel Vitorino de Lima, também do Sírio-Libanês, falou sobre a “Atuação do farmacêutico clínico em pacientes pediátricos”.