Hospital Irmã Dulce de Praia Grande busca aumentar captação de órgãos

Publicado em: 18/08/2017

Unidade está entre as 77 instituições do país selecionadas para pesquisa; iniciativa tem parceria do Ministério da Saúde

O Complexo Hospitalar Irmã Dulce da Praia Grande recebeu em julho pesquisadores do Estudo Donors, projeto que busca otimizar os processos de doação de órgãos em todo país. A iniciativa é coordenada pelo Hospital Moinhos do Vento, de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde. O levantamento abrange 21 estados com representantes que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 77 hospitais do Brasil.

A unidade da Baixada Santista tem um dos melhores índices de captação de órgãos do Estado de São Paulo. O investimento em iniciativas que visem o trabalho de humanização e acolhimento aos familiares de potenciais doadores – umas das dificuldades detectadas no processo – foram alguns dos aspectos discutidos no encontro.

De acordo com o diretor clínico do Irmã Dulce, Dr. Renato Luís Borba, a coleta de informações ajudará a identificar as carências que afetam o desempenho dos profissionais de saúde na captação de órgãos. “Os detalhes e a realidade enfrentada pelas equipes vão instruir um projeto que pode otimizar os processos de doação”, disse.

Segundo o Portal Hospitais Brasil, a prova de que o modo de abordar o tema traz resultados é a taxa de recusa de doações na Espanha, por exemplo, que é de apenas 15%. No Brasil, girou em torno de 43% nos últimos quatro anos. O país europeu também é líder mundial na quantidade de doadores. Em 2015, foram 39 por milhão. O Brasil ocupava a 27ª posição, com 14,1 doadores por milhão.

Um doador falecido pode beneficiar mais de 12 pessoas com os seguintes órgãos: córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, ossos, pele e artérias. Para ser doador basta avisar a família.