Hospital Irmã Dulce de Praia Grande cria Centro de Estudos

Publicado em: 30/01/2015

Um importante passo na área de educação e pesquisa foi dado em dezembro pelo Hospital Municipal Irmã Dulce com a criação de um Centro de Estudos – um dos projetos anunciados no início de 2014 pelo médico Manoel Nunes Cardoso Neto, ao assumir a superintendência da unidade.

A conquista chega aos cinco anos de gestão da Fundação do ABC em Praia Grande. O Centro de Estudos se concretiza como sociedade civil, de caráter científico e sem fins lucrativos, integrada por profissionais da área de saúde. “Embora integrante da organização do hospital, possui personalidade jurídica própria”, informa o diretor clínico Renato Luis Borba, que participou do processo de criação.

Com estatuto próprio, o centro tem por presidente a médica intensivista Daniela Boni, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, e vice-presidente a enfermeira Fabiana Dourado, do setor de Educação Continuada, entre outros membros.

Sediado no hospital, em espaço físico ainda a ser definido, o centro tem prazo de duração indeterminado. Entre seus objetivos estão fomentar o progresso, o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a difusão de conhecimentos científicos; promover e/ou participar de cursos, conferências, simpósios, debates, palestras e outros, tanto em sua sede social como em outros locais; e contribuir para o desenvolvimento e divulgação da pesquisa científica realizada no Hospital Municipal Irmã Dulce. Também busca incrementar a integração social dos profissionais da saúde atuantes no hospital.

O centro integra vários profissionais, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicóloga e fisioterapeutas, bem como voluntários que atuam na instituição. De acordo com o diretor clínico, tanto a Comissão de Humanização como a Comissão de Residência Médica (COREME) estão envolvidas nas ações.

OUTROS PROJETOS

Outro projeto em elaboração é a futura criação de uma lanchonete com área de convivência, voltada para funcionários e profissionais de saúde, mas que também atenderá aos usuários do hospital, como visitantes e acompanhantes de pacientes. “Quero proporcionar um ambiente saudável, onde os colaboradores possam produzir com vontade e envolvimento”, expõe o superintendente Manoel Nunes Cardoso Neto.

Voltados para a valorização dos colaboradores, tais projetos visam cultivar um olhar interno aos funcionários, para que os mesmos possam ter visão mais ampla da assistência que o complexo oferece à população. “Nos serviços de saúde o que entregamos não são apenas cirurgias, consultas, exames. É muito mais que isso. Entregamos uma assistência no seu sentido mais amplo, que é acolhimento, carinho, cuidado”, explica Dr. Neto.

Gerenciado pela FUABC, o complexo envolve o Hospital Municipal Irmã Dulce, Pronto-Socorro Central e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara.