Hospital Irmã Dulce totalizou 4,7 mil cirurgias ano passado

Publicado em: 17/04/2015

Levantamento do Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas (SAME) aponta que o Hospital Municipal Irmã Dulce realizou total de 4.766 cirurgias de janeiro a dezembro de 2014. Neste número estão as cirurgias emergenciais e as eletivas (previamente agendadas), em pacientes do município e da região, cujos leitos são regulados pelo Estado. Foram 3.371 cirurgias de emergência e 1.395 cirurgias eletivas.

No período, o hospital registrou 9.732 internações em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e traumatologia, neurocirurgia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, urologia e proctologia, entre outras. O maior número de atendimentos foi em obstetrícia (com 2.608 internações), seguido de ortopedia e traumatologia (1.540 internações) e cirurgia geral (1.069 internações).

Além do hospital, a FUABC gerencia o Pronto-Socorro Central e a UPA do bairro Samambaia, unidades municipais. O hospital também conta com o Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas.

De janeiro a dezembro, o PS Central, localizado anexo ao hospital, realizou 273.333 atendimentos em clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e ortopedia e traumatologia, entre outros. Dessas especialidades, clínica médica lidera o ranking, com 139.722 atendimentos.

Na UPA foram 171.581 atendimentos durante o ano de 2014 em clínica médica, pediatria e bucomaxilo, com maior demanda, a exemplo do PS Central, em clínica médica – que totalizou 119.290.

O Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas que integra o hospital fechou o ano com 15.230 atendimentos.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Para o diretor técnico do complexo, Airton Gomes, a avaliação é positiva. “Ao fazermos um balanço do ano passado, vemos que o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Irmã Dulce foi altamente positivo, oferecendo serviço de qualidade para o munícipe de Praia Grande e de toda região”, considera o gestor, que acrescenta: “O hospital é referência em traumatologia e realiza neurocirurgias comparáveis aos melhores serviços”.

Para Gomes, o objetivo é continuar aprimorando o atendimento. “Buscamos incessantemente aprimorar a qualidade dos atendimentos prestados, entregando um serviço moderno e atendendo aos anseios da população de nosso município e região”.