Destaque nacional, ‘Mário Covas’ reduz em 56% índice de infecção hospitalar

Publicado em: 05/04/2019

Durante encontro para apresentação dos resultados, em março, o Dr. Caio Fernandes, coordenador da UTI 4; Gisele Rabelo, enfermeira da Qualidade; Dr. Alexandre Cruz Henriques, diretor técnico do HEMC; e Rodrigo Brolo, enfermeiro e gerente de Qualidade

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, está entre os destaques do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, pelo qual alcançou redução de 56% de infecções hospitalares na área de terapia intensiva. Ao todo, a iniciativa conta com envolvimento de 119 hospitais. Segundo a organização, o trabalho evitou infecções em 558 pacientes no último ano.

Focado na adoção de novos hábitos e cuidados com os pacientes, o projeto é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com os cinco hospitais de excelência que participam do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS): Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração e Hospital Moinhos de Vento, este no Rio Grande do Sul. Também integra a iniciativa o Institute for Healthcare Improvement (IHI), referência em evitar óbitos a partir do respeito às práticas seguras de saúde.

A meta estipulada é a redução de 50% das incidências de infecções até 2020. Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Em São Paulo, o ‘Mário Covas’ participa do grupo de 24 unidades de saúde que realiza mobilização e capacitação de profissionais em sessões de aprendizagem para avaliação de indicadores, troca de experiências e análise de resultados.

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Os resultados alcançados no Hospital Estadual Mário Covas em 2018 são expressivos. A redução de infecções do trato urinário associado ao uso de cateter vesical foi de 73%, a queda de infecções de corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central alcançou 32%, e a diminuição na densidade de pneumonia associada à ventilação mecânica foi de 40%.

“Somando as três topografias reduzimos as nossas infecções em 56%, o que nos coloca em destaque dentro do projeto, fruto de muitos esforços oriundos do engajamento de nossos colaboradores”, enfatiza o enfermeiro Rodrigo Brolo, gerente de Qualidade do HEMC.

Os números que confirmam a redução da infecção na terapia intensiva são comemorados pela direção do HEMC. O diretor-geral, Dr. Desiré Carlos Callegari, explica que os resultados refletem a permanente preocupação com a qualidade e segurança do paciente. “Estamos determinados a participar de todos os programas e projetos que tenham como objetivo melhorias e aperfeiçoamento dos processos e dos profissionais de saúde. Este é mais um exemplo dos bons resultados alcançados por meio do comprometimento de nossos colaboradores, bem como da agenda da qualidade e segurança”, enfatizou.