Hospital Estadual Mário Covas promove Semana da Enfermagem

Publicado em: 10/05/2019

O diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Callegari, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e a diretora de Enfermagem, Maria Elisa Ramos

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), promoveu dia 10 de maio evento em comemoração à Semana de Enfermagem, realizada no auditório da unidade.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, o diretor-geral do hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari, a diretora de Enfermagem, Maria Elisa Ramos, e o diretor técnico, Dr. Alexandre Cruz Henriques prestigiaram a atividade, que contou com a presença de conselheiros do Coren-SP.

O prefeito Paulo Serra afirmou que investimentos na infraestrutura e equipamentos são importantes para o setor, mas que “o cuidado humano, no caso da Enfermagem, é de fundamental importância para o paciente, merecendo a atenção e reconhecimento de todos”.

Já o diretor-geral do hospital enfatizou a integração do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC com a unidade nos últimos anos. “O resultado dessa parceria é enriquecedor para todos, principalmente para os pacientes, pois ganhamos em conhecimento e no aperfeiçoamento contínuo de auxiliares, técnicos e enfermeiras”.

Evento foi realizado dia 10 de maio no anfiteatro do hospital

As dificuldades e superações profissionais foram lembradas pela enfermeira Maria Elisa Ramos, que afirmou que muitas barreiras estão sendo superadas. “A Enfermagem exerce com responsabilidade o seu compromisso com a saúde, desenvolvendo plenamente o papel que lhe é conferido”.

O enfermeiro Eduardo Fernando de Souza, conselheiro do Coren-SP, disse que Santo André é uma das poucas cidades que investem na saúde e no profissional, ao fazer referência às novas ambulâncias do SAMU entregues em maio e à participação de profissionais da Enfermagem na Prefeitura.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação envolveu a exibição de vídeos, debate e realização de palestras. O tema de abertura foi “Enfermagem – uma voz para liderar a saúde para todos”, em abordagem do enfermeiro Eduardo Fernando de Souza, conselheiro do Coren-SP. Na sequência, uma mesa redonda desenvolveu a temática “O sucesso e os desafios de realizar a saúde para todos”, com participação dos enfermeiros Maria Elisa Ravagnani Ramos; Eduardo Fernando de Souza, coordenador de Urgência e Emergência de Santo André; Cláudia Nemer, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Santo André; e Ana Maria Marcondes Fiorano, vice-coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC.

Após o período do almoço, as atividades foram retomadas com a realização da palestra “A saúde mental dos profissionais de Enfermagem na atualidade”, proferida pela enfermeira Ana Paula Guarnieri, professora e coordenadora da Residência Multiprofissional da FMABC. A programação foi encerrada com a palestra “Felicidade como estratégia de vida”, apresentada por Érica Chagas Araújo, conselheira do Coren-SP.

 

HOSPITAL DA MULHER

O Hospital da Mulher de Santo André também realiza, de 9 a 13 de maio, a Semana de Enfermagem, em homenagem ao Dia Nacional de Enfermagem, celebrado em 12 de maio.  A data faz referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento de feridos de guerra, Florence Nightingale.

O evento que acontece no anfiteatro da unidade tem portas abertas para enfermeiros, auxiliares e técnicos do hospital e da rede de saúde, além da presença de estagiários de algumas instituições.

“O papel da enfermagem é essencial para a saúde pública. É um momento de construção e compartilhamento de saberes integrando a área de ensino, assistência e prática para estímulo e articulação de ações que podem melhorar o processo de trabalho da equipe de Enfermagem”, garante a diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo.

As palestras sobre “Gestão de Conflitos” e “Educação Permanente” foram realizadas dias 9 e 10 de maio. Dia 13 de maio, às 16h, o tema será “Gerenciamento e Liderança de Equipe”. Interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 4478-5000.