Hospital Nardini orienta equipes sobre precaução segura e infecção hospitalar

Publicado em: 08/11/2019

Funcionários da maternidade durante orientação sobre precaução segura

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Nardini de Mauá organizou em outubro, em oito encontros em dias diferentes, palestras sobre precaução segura com o enfermeiro Michel Faria Barros, especialista em controle de infecção hospitalar. Participaram da ação funcionários dos plantões diurnos e noturnos. Foram abordados temas como transmissão de microrganismos no ambiente hospitalar, doenças infecciosas e tempo e custo de internação de pacientes acometidos. Para estimular a conscientização, as equipes percorreram diversas áreas assistenciais.

As precauções são medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes, na manipulação de sangue, secreções e excreções, contato com mucosas e pele não-íntegra.

Já nos dias 17 e 18 de setembro foram ministradas palestras sobre “Os novos desafios da Sepse”. O objetivo foi orientar as equipes assistenciais em relação às novas condutas que devem ser seguidas em casos de infecção hospitalar. As atividades foram conduzidas pelo infectologista da unidade, Dr. Thiago Vitoriano Barbosa.