Em Praia Grande, idosa recebe alta no dia em que completou 100 anos

Publicado em: 20/04/2018

Dona Quiqui, como é conhecida, internou-se por 10 dias no Hospital Irmã Dulce após grave quadro de doença respiratória

 

Paciente ilustre virou atração entre funcionários do hospital

Após 10 dias internada em estado grave, no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), em Praia Grande, a paciente Quitéria Alcina de Oliveira recebeu alta no dia em que completou 100 anos, em 11 de abril. Além da vontade de comer de tudo, como fazia antes de ser hospitalizada, a idosa também falou que não via a hora de tomar cerveja. “Dona Quiqui”, como prefere ser chamada, se disse grata pelo atendimento e ganhou presentes das equipes que cuidaram dela.

Foi a primeira paciente centenária do médico chefe do Serviço de Clínica Médica do Irmã Dulce, Roger Azevedo da Costa. Segundo ele, Dona Quiqui chegou ao hospital com dificuldade para respirar (dispneia), além de apresentar Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). “Ela tinha um quadro grave, mas reagiu muito bem ao tratamento e está totalmente recuperada, lúcida e orientada. Ficamos muito felizes com o resultado”.

Segundo a enfermeira Josefa Carlos Cavalcante de Araújo, que coordena a unidade de Clínica Médica e também é responsável pela Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar, quando começou a se recuperar, a paciente demonstrou muita simpatia e conquistou o carinho de todos. “Está sempre com alto astral e tem muita vontade de viver”, disse.

Nascida em 1918, natural de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, Dona Quiqui mora no bairro Canto do Forte e afirma gostar de comer bem e bastante, além de adorar frutas. Afirmou que ficou viúva cedo e que não quis casar de novo, pois preferiu cuidar do filho, e depois de netos e bisnetos. Ela ainda admitiu não se encaixar no corpo de uma idosa centenária. “Não me sinto com 100 anos, penso que tenho uns 80. E quero viver muito mais ainda”, revelou.

Assim que apresentou melhora no quadro, a idosa já caminhou sozinha até o banho, sendo auxiliada pela equipe de enfermagem. Feliz, ela fez questão de agradecer. “Gostei muito do atendimento. Me consideraram uma paciente de valor, que não sei se tenho. São todos meus amigos agora”, disse ao se despedir.