Instituto Emílio Ribas do Guarujá organiza evento sobre leishmaniose

Publicado em: 13/01/2017

Em 7 de dezembro, a UNAERP do Guarujá foi palco da capacitação “Leishmaniose: como e quando suspeitar”. Das 9h às 12h, a atividade destinada a agentes comunitários, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde foi organizada pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas II e contou com debates e explanações dos convidados Dr. Hermano Poubel (Hospital Santo Amaro), Dr. Marcos Caseiro (Emílio Ribas II), enfermeira Mônica Malaman (GVE do Estado de São Paulo), enfermeira Carmen Capela (Vigilância Sanitária do Guarujá), Cleide Dantas (SUCEM), Dr. Edemilson Montevani (presidente da Associação dos Médicos do Guarujá), Dr. Gustavo Pasquarelli (Emílio Ribas II) e Dr. Diogo Elio (USAFA Cidade Atlântica).

Na palestra sobre leishmaniose, os convidados Hermano Poubel, Marcos Caseiro, Mônica Malaman, Carmen Capela, Cleide Dantas, Edemilson Montevani, Gustavo Pasquarelli, e Diogo Elio

Na palestra sobre leishmaniose, os convidados Hermano Poubel, Marcos Caseiro, Mônica Malaman, Carmen Capela, Cleide Dantas, Edemilson Montevani, Gustavo Pasquarelli, e Diogo Elio

Aproximadamente 200 profissionais da Saúde participaram da atividade, cuja divulgação contou com o apoio da área de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde.

MEDICINA INTENSIVA

As equipes médica e de fisioterapia da UTI adulto do Instituto de Infectologia Emilio Ribas II marcaram presença no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, realizado em Porto Alegre (RS), entre 9 e 12 de novembro. O grupo apresentou dois trabalhos científicos relacionados aos mais modernos recursos diagnósticos e assistenciais em ventilação mecânica. Esses estudos foram publicados na Revista Brasileira de Terapia Intensiva, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Renato Luis Borba, Daniela Boni, Maria Odila Gomes Douglas, Mauricio Rigonatti Garcia Gonçalves e Adalton Leonel de Souza assinam os dois estudos: “Experiência positiva da tomografia de impedância elétrica torácica na ventilação mecânica” e “Será que o ajuste da PEEP deve ser igual em todas as causas da síndrome do desconforto respiratório agudo?”.

Após o congresso, coordenadores do curso VENUTI e o ERII iniciaram entendimentos para que o hospital seja polo para treinamento de instrutores, com base nos resultados dos dois estudos apresentados em Porto Alegre.