Interessados em cirurgia bariátrica lotam auditório do Hospital Mário Covas

Publicado em: 17/10/2014

Preocupação com a obesidade e doenças decorrentes reuniu 150 inscritos e respectivos familiares, que lotaram o auditório do Hospital Estadual Mário Covas em 19 de setembro. Na oportunidade, os presentes receberam informações de médicos, psicólogos, nutricionistas, nutrólogos, psiquiatras e assistentes sociais sobre a inclusão no programa de Cirurgia Bariátrica desenvolvido pela instituição.

Para participar do evento é necessário se inscrever em período que é divulgado previamente no site do HEMC. Após a palestra, os candidatos devem confirmar o interesse e participar de sorteio para a consulta com o médico cirurgião. A partir da consulta e avaliação médica é iniciado – para os pacientes com indicação da cirurgia – um programa nutricional e de avaliação psicológica e médica até que estejam preparados adequadamente para o procedimento.

O diretor clínico do hospital, Dr. Vanderley da Silva Paula, explica que o processo não é simples. “Nossa preocupação é promover um processo transparente quanto à inscrição e objetivos da cirurgia. O candidato vai participar de um programa que vai prepará-lo para um novo modo de vida no que diz respeito ao regime alimentar e cuidados com a saúde, para que a cirurgia seja bem sucedida em seu objetivo primordial, promovendo melhor qualidade de vida para o paciente”. A equipe multidisciplinar apresenta o máximo de informações sobre todo o processo, destacando compromissos, riscos e benefícios.

No momento, mais de 250 pessoas participam do programa no Hospital Mário Covas. São realizadas, em média, de 10 cirurgias bariátricas por mês. Responsável por organizar a palestra e as inscrições, Lucia Kamikawa – coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário – explica que é grande a procura para inscrição no programa e, por essa razão, é feita a divulgação do período de inscrição pela internet. “Tentamos facilitar o acesso, mas são milhares de pessoas interessadas, tanto que congestionaram o sistema de telefonia do hospital no último período de inscrição em setembro”.

Os interessados devem acompanhar periodicamente a abertura de inscrição no site www.hospitalmariocovas.org.br/cirurgias.