Irmã Dulce de Praia Grande orienta equipes sobre Método Canguru

Publicado em: 20/09/2018

Técnica de acolhimento pele a pele é utilizada na UTI Neonatal entre pais e prematuros

 

O objetivo é capacitar funcionários para que orientem os pais adequadamente

O Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID) de Praia Grande promoveu esta semana uma capacitação sobre os benefícios do Método Canguru, técnica de humanização que consiste em acolher o prematuro — ou recém-nascido de baixo peso — via contato pele a pele entre o bebê e os pais. O hospital utilizou a fantasia de um canguru para fazer uma recreação durante o treinamento.

O objetivo é treinar as equipes para que possam orientar as famílias, nas unidades de saúde de Praia Grande, sobre o emprego adequado da técnica. A atividade é uma das que antecedem a campanha de conscientização sobre o cuidado neonatal, prevista para outubro.

O nome deve-se à semelhança como o canguru acolhe o filhote em uma bolsa abdominal. O método começa a ser praticado na UTI Neonatal para que o bebê atinja o peso ideal e não necessite de medicação, até que possa receber alta e ter continuidade do tratamento em casa. Outros benefícios da prática, segundo o Ministério da Saúde, são aumento da temperatura corporal, oxigenação adequada, menor tempo de internação, diminuição do choro e de episódios de dispneia, controle e alívio da dor, aumento do vínculo familiar, entre outros.

A translactação foi outro exercício ministrado na capacitação, que consiste em estimular o bebê à sucção do leite materno, o que, segundo estudos, reduz em até sete vezes o risco de morte.

Segundo a médica responsável pelo Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica, da Secretaria de Saúde Pública, Katia Mara Mendes Ferreira, o treinamento é uma oportunidade de conferir como tem sido feita a abordagem durante os atendimentos. “É preciso observar se os pais compreendem o método e se é praticado adequadamente em casa. Queremos destacar este olhar diário e apurado para que não haja risco de reinternação dos bebês”, ressaltou.

A iniciativa integra o programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que prevê a qualificação de funcionários de todos os setores do CHID e da rede de Atenção Básica do município. Ainda segundo a médica, na próxima semana a capacitação será feita com as equipes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, do Governo Federal, no período noturno.

As aulas consistem em partes teóricas e práticas, com dinâmica e troca de informações, utilizando cangas como faixas e bonecas para demonstrações. A Semana de Conscientização do Método Canguru acontece em 21 de outubro.

As capacitações são organizadas pela enfermeira Liliana Vaz de Lima, diretora da Divisão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, em parceria com o setor de Educação Continuada, a cargo da enfermeira Fabiana Dourado. A iniciativa é coordenada pela diretora de Enfermagem do CHID, Renata Meroti.