Irmã Dulce lidera treinamento sobre combate à mortalidade materno-infantil

Publicado em: 04/10/2018

Capacitações com profissionais de Saúde de Praia Grande são estratégias para melhorar indicadores do município

 

Treinamento teve participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde

Profissionais de saúde de Praia Grande estão mobilizados para o enfrentamento da mortalidade materno-infantil, que vem apresentando índices cada vez mais preocupantes em todo o Estado de São Paulo. Para fortalecer as ações já desenvolvidas no município, uma capacitação reuniu esta semana equipes que atuam na Atenção Básica e no Hospital Municipal Irmã Dulce. O objetivo é buscar informações que possam instruir e intensificar medidas de prevenção de mortes de gestantes e recém-nascidos.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados este ano, Praia Grande apresentou uma das maiores quedas no índice de mortalidade infantil na Baixada Santista desde 2015, quando a média para cada mil nascidos vivos no município era de 17,3 óbitos. O índice atual é de 13,8, registrado no ano passado.

O treinamento, organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde Pública, junto ao setor de Educação Continuada e à diretoria de Enfermagem do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, foi acompanhado por articuladores do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) e da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o secretário da Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, o prefeito Alberto Mourão está pessoalmente envolvido na campanha e pediu máximo empenho na busca de resultados positivos. “Nossa dedicação visa reverter os números de mortalidade materno-infantil na cidade. Além do comprometimento dos profissionais dos diversos setores da saúde e da parceria com o Estado, o rigoroso cumprimento de protocolos e fluxos permitirão sensível melhora nos próximos levantamentos”, disse.

O trabalho conjunto já em andamento em Praia Grande foi elogiado por representantes da Secretaria de Estado da Saúde. “Observamos que o município já realiza muitas ações para o enfrentamento à mortalidade materno-infantil como as capacitações, mapeamento, visitas às unidades, comitê de mortalidade e outras. Queremos nos aproximar mais das causas que motivam os índices negativos para saber o que ainda precisa ser feito por nossas mulheres e bebês e como as equipes constroem essa vinculação e compromisso com as gestantes, por exemplo”, destacou Cristiane Marchiori, doutora em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com a subsecretária da Assistência de Saúde de Praia Grande, Dorian Rojas, a oportunidade de ouvir os agentes que lidam diariamente com a realidade ajuda a complementar as iniciativas atuais. “Somente com a mobilização da Atenção Básica, especialidades e do hospital atuando na prevenção é que vamos construir uma resposta para que tenhamos melhores resultados na produção do cuidado e redução do índice de mortalidade materno-infantil”, disse.