Jogadores do Santo André visitam Oncologia Pediátrica da FMABC

Publicado em: 25/04/2017

Elenco profissional de futebol conheceu ambulatório e interagiu com crianças em tratamento contra o câncer

Pacientes mirins tiraram fotos, brincaram e jogaram futebol com os atletas

As crianças que realizam tratamento contra o câncer no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, tiveram uma manhã movimentada em 24 de abril. Dez jogadores do time profissional de futebol do Esporte Clube Santo André visitaram pela primeira vez as dependências do ambulatório, referência para tratamento oncológico infanto-juvenil em todo País. Atualmente são realizadas cerca de 200 consultas por mês na unidade, que conta também com atendimento multidisciplinar gratuito, inclusive com assistência às famílias, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Ansiosas pela chegada do elenco, as crianças reuniram-se com seus pais e familiares na sala de espera enquanto aguardavam suas consultas com a equipe do ambulatório, conforme atendimento de rotina. Com a chegada do time, os pacientes rapidamente cercaram os atletas para pedir autógrafos, brincar, posar para fotos e, claro, jogar futebol. “É um gesto simples, mas que traz enorme estímulo tanto para nós quanto para elas. Na Espanha, onde joguei por quatro anos, esse tipo de atividade era realizada mensalmente. É gratificante essa interação. Espero que se torne programação fixa no Brasil também”, comenta o lateral direito Cicinho, um dos principais jogadores do time.

Apesar da agressividade da doença e dos efeitos colaterais do tratamento, os profissionais que integram o atendimento às crianças buscam relativizar as dificuldades clínicas diariamente. O espaço é colorido, descontraído e geralmente as sessões de quimioterapia são enfrentadas com menos resistência do que em um ambiente hospitalar. “Para o meu filho, vir para cá deixou de ser obrigação, é diversão. Hoje é um dia alegre para ele. Estava ansioso, ama futebol, passou o feriado falando desta visita. Aqui é diferente, o atendimento é humanizado e completo. Temos toda a assistência, que dificilmente teríamos pelo nosso convênio médico”, comenta Denise Ribeiro, mãe do Leonardo, 8 anos, que luta contra câncer no cérebro há dois anos. As sessões de quimioterapia, realizadas uma vez por mês, devem se estender pelo menos até agosto.

Para o médico coordenador do Ambulatório de Oncopediatria da FMABC, Dr. Jairo Cartum, o benefício deste tipo de atividade é triplo: para pacientes, profissionais envolvidos e pela mobilização da sociedade em defesa da causa. “A criança se acostuma com a rotina hostil de quimioterapia, medicações e restrições. De repente, no mesmo local, encontra carinho e solidariedade. Não é apenas um local de sofrimento, mas de vida e alegria, o que estimula sensivelmente a adesão ao tratamento”, explica. Segundo o coordenador, humanizar o atendimento é aliar a competência técnica com sensibilidade. “Estas visitas têm se tornado cada vez mais frequentes. Desta forma, todos os profissionais são contaminados e engajados, fato que aumenta as chances de sucesso dos tratamentos e torna o ambiente mais festivo. Toda ajuda é bem-vinda”, completa.

REFERÊNCIA NACIONAL

Acolhendo casos diagnosticados desde a fase intrauterina até adolescentes com até 18 anos, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC oferece atendimento integral e multidisciplinar, com equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentista, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico. Com serviços 100% gratuitos, o local recebe pacientes da região e tem como retaguarda para hospedagem a Casa Ronald ABC, instalada no campus da faculdade e que oferece alojamento, higiene e alimentação para a criança em tratamento e respectivo acompanhante.