Lato sensu inaugura MBA e inicia ano com 580 alunos

Publicado em: 11/01/2013

Mais de 1.200 alunos buscaram aperfeiçoamento nos cursos lato sensu da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC durante 2012. O setor inicia 2013 com 580 matriculados e expectativa de pelo menos 300 novas matrículas até março, quando começam as aulas em 30 cursos de especialização lato sensu. Além disso, este ano a FMABC inaugura a modalidade de Master of Business Administration com o MBA Executivo em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde e o MBA Executivo em Gestão de Pessoas nas Organizações Corporativas e na Saúde. Também estarão disponíveis 6 cursos de extensão e 3 de aperfeiçoamento – modalidades de pós-graduação inéditas na instituição.

“Hoje a pós-graduação é uma necessidade para quem deseja ampliar conhecimentos e se solidificar profissionalmente. É sem dúvida um diferencial no mercado de trabalho”, considera o Gestor Educacional da Pós-Graduação Lato Sensu, Joseval Martins Viana, que acrescenta: “Apesar de não ser pré-requisito para o mestrado ou doutorado, acredito que o lato sensu também serve de base para essas especializações, pois prepara o estudante tanto em nível profissional quanto intelectual”.

Na FMABC, a pós-graduação na modalidade lato sensu tem pelo menos 360 horas, engloba os MBAs e é destinada a interessados com nível superior completo. Já os formatos de extensão e aperfeiçoamento abrangem tanto graduados quanto graduandos. Na extensão os cursos são mais breves, com até 60 horas em média. Já o aperfeiçoamento tem cerca de 150 horas de duração.

Renovação: O início dos MBAs, a implantação de cursos de extensão e aperfeiçoamento e o número recorde de alunos em 2012 não ocorreram por acaso. Os resultados positivos são fruto de reestruturação iniciada há menos de um ano, em março de 2012, com introdução de novas políticas pedagógicas e administrativas, reorganização e reformas de espaços físicos, treinamento e capacitação de funcionários. O organograma institucional também foi alterado. Além dos cargos de Coordenador de Pós-Graduação, sob responsabilidade do Dr. Caio Parente Barbosa, e de Coordenador Pedagógico, aos cuidados do Dr. Carlos Machado Filho, foi contratado o Gestor Educacional Joseval Viana.

Desde então, o novo corpo administrativo passou a incentivar a educação permanente em saúde com eventos específicos de atualização e aperfeiçoamento. Exemplo da nova filosofia de trabalho ocorreu em 26 de junho passado no talk show “Sexualidade nos dias atuais: novos parâmetros nas áreas da saúde, educação e psicologia”, que reuniu interessados no tema e serviu de introdução ao lato sensu de Sexologia. No mês seguinte foi a vez do “1º Seminário de Educação Permanente na Saúde”. A mesma ideia garantiu em 4 de agosto mais de 100 inscritos no “Fórum de Discussão Espessante” – oportunidade na qual foi apresentada a especialização em Disfagia. Em setembro, palestras gratuitas marcaram a apresentação do curso de Direito Médico.

“Cada encontro reúne profissionais interessados em determinado tema, ou seja, público-alvo para os cursos de especialização. Daremos continuidade e ampliaremos os trabalhos em 2013, pois o retorno tem sido positivo. São oportunidades para discutir atualizações, trocar experiências profissionais e apresentar as oportunidades do lato sensu, destacando a importância da educação permanente”, completa Joseval Martins Viana.

Outra frente de atuação da nova pós-graduação da FMABC são parcerias extramuros do campus universitário. Alguns exemplos iniciadas em 2012 são o Instituto de Diagnóstico SPCor para o curso de Perícia Médica, assim como a Faculdade de Direito Legale para a especialização em Direito Médico e com o Grupo Eficiente de São Paulo para pós-graduação em Psicomotricidade. Com a Prefeitura de São Bernardo são dois cursos em andamento – Saúde da Família e Saúde Mental –, ministrados a 230 servidores in loco, no próprio município.

Neste 2013, a primeira parceria firmada foi com a Fundação Santo André na divulgação conjunta dos cursos de pós-graduação das entidades. Cartazes, folderes e campanha na mídia informando sobre as dezenas de oportunidades de aperfeiçoamento profissional fazem parte do acordo.

O setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC funciona no prédio do Centro de Pesquisas CEPES, no campus universitário em Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações e inscrições pelos telefones (11) 4993-5426 e 4993-7282 ou pelo e-mail posgraduacao@fmabc.br.