Liga de Medicina Esportiva da FMABC promove curso sobre prevenção e lesões no esporte

Publicado em: 25/05/2018

Aula reuniu medalhista olímpica de basquete, fisioterapeuta do Palmeiras, além de docentes e alunos da FMABC

A Liga de Medicina Esportiva da Faculdade de Medicina do ABC iniciou este mês o primeiro curso de prevenção e lesões no esporte. Dirigido a todos os atletas universitários, o curso aborda assuntos relacionados a todas as modalidades esportivas praticadas pelos estudantes de Medicina. O primeiro módulo, sobre basquete, foi promovido dia 9 de maio, no anfiteatro do Anexo III. Ao todo, participaram cerca de 30 pessoas.

O curso será realizado a cada um ou dois meses. O objetivo é fazer com que os atletas entendam quais são as principais lesões envolvidas em cada modalidade, além de trabalhar suas formas de prevenção. “Dependendo do gesto esportivo, cada modalidade apresenta um tipo específico de lesão. Também iremos convidar um ex-atleta de expressão para conversar sobre sua experiência na modalidade”, explica o patrono da Liga, Dr. Marcelo Schmidt Navarro, chefe do grupo de Traumatologia Esportiva da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da FMABC.

No módulo de estreia participaram o chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo da Ortopedia da FMABC, professor Dr. Roberto Ikemoto, e o coordenador de Fisioterapia do time de basquete da Sociedade Esportiva Palmeiras, Petrick Sato. Marta Sobral, ex-jogadora da seleção feminina de basquete, medalhista de ouro no Pan Americano de Havana (1991), medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000), também marcou presença no evento. “A Marta é fantástica. Compartilhou sua experiência, assinou uma bola de basquete para o basquete feminino, trouxe suas medalhas olímpicas, além da tocha olímpica que teve a oportunidade de carregar em 2014”, disse o patrono da Liga.

A data do próximo módulo, que será sobre futebol, será divulgada em breve. A Liga de Medicina Esportiva da FMABC (SAMEE), atualmente presidida por Monica Yhasmin de Lima Redondo, é uma junção das disciplinas de Ortopedia e Traumatologia, Pneumologia e Cardiologia da FMABC.