Médica da FMABC lança livro “Sono e Comportamento”

Publicado em: 15/03/2019

Dra. Rosa Hasan é neurologista e coordenadora do Laboratório do Sono da Medicina ABC

 

Dra. Maria Cecília Lopes, Dr. Alan Luiz Eckeli e a Dra. Rosa Hasan

 

Médica neurologista e coordenadora do Laboratório do Sono do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Rosa Hasan lançou recentemente o livro “Sono e Comportamento”. Publicada pela Editora Atheneu, a obra tem por propósito analisar a interação bidirecional entre sono e comportamento – ou seja, aquela que ocorre em ambos os sentidos.

A redução do sono e outros transtornos relacionados ocasionam repercussões na fisiologia e no psiquismo dos indivíduos. Por outro lado, as alterações comportamentais e aquelas ligadas ao estilo de vida, do mesmo modo, repercutem na qualidade do sono. Dessa forma, sono e comportamento estão totalmente interligados. De acordo com os mais recentes estudos psicológicos, interferem no estado de saúde em todas as faixas etárias da sociedade. Portanto, os conceitos da higiene do sono são fundamentais para a estabilização de comportamentos adequados que favoreçam, em recíproca, uma boa jornada de sono.

Além da Dra. Rosa Hasan, “Sono e Comportamento” traz como editores a Dra. Maria Cecília Lopes e o Dr. Alan Luiz Eckeli. Ao todo são 17 colaboradores e 14 capítulos distribuídos num total de 200 páginas. O público-alvo é formado por especialistas em Medicina do Sono, pediatras, psiquiatras, neurologistas, neuropediatras, psicólogos e neuropsicólogos. O lançamento oficial ocorreu no final de 2018, durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, na Capital.