Medicina ABC abre inscrições para curso de extensão em ‘Pesquisa Clínica’

Publicado em: 04/02/2019

Início das aulas está previsto para 12 de março

A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), está com inscrições abertas para o curso de extensão “Introdução à Pesquisa Clínica”, cujo objetivo é capacitar alunos e profissionais das áreas da saúde e de projetos interessados em conhecer e atuar no campo da pesquisa com seres humanos. Ao todo serão cerca de dois meses de aulas, com carga total de 60 horas. Com início previsto para 12 de março próximo, as aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras, das 18h às 22h.

Na lista de temas que integram o conteúdo programático estão “Histórico e evolução da Pesquisa Clínica”, “Tipos e fases dos estudos clínicos”, “Conceitos estatísticos”, “Como montar um protocolo”, “Termo de consentimento livre e esclarecido”, “Legislação” e “Estrutura e organização do Centro de Pesquisa”, entre outros.

A pesquisa clínica é uma exigência para o desenvolvimento de novas terapias para todas as doenças e envolve diversos profissionais, como médicos investigadores, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos e biólogos. Antes de iniciar qualquer estudo, o protocolo de pesquisa deve ser aprovado previamente por um Comitê de Ética, assim como pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

INSCRIÇÕES

Interessados em participar do curso de extensão “Introdução à Pesquisa Clínica” podem obter mais informações e efetuar as inscrições no setor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 667, Vila Príncipe de Gales – Santo André/SP). Os contatos são (11) 4993-5426, (11) 4993-7282 e posgraduacao@fmabc.br.