Medicina ABC despede-se do professor Dr. José Ricardo Rehder

Publicado em: 14/11/2018

Docente lecionou na FMABC por 34 anos e faleceu dia 2 de novembro

Com profundo pesar, a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC despediu-se em 2 de novembro do professor titular de Oftalmologia, Dr. José Ricardo Carvalho de Lima Rehder. Docente da FMABC há 34 anos, ele colaborou sobremaneira com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da assistência na instituição, colecionando amigos e admiradores de um trabalho sério, profissional e de excelência, mas que, sobretudo, baseava-se no companheirismo e no relacionamento humano.

Em 2010, quando a OftalmoABC completava 25 anos de tradição, o jornal da disciplina – o ‘Pestana’ – trouxe Editorial comemorativo, assinado pelo Dr. José Belmiro de Castro Moreira, que recordou: “Há 25 anos, numa manhã ensolarada de São Paulo, trabalhando na EPM, recebo a visita do Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Prof. João Paulo Aché de Freitas. Ele veio pedir que indicasse um nome para assumir a Disciplina de Oftalmologia do ABC. Imediatamente, disse a ele que havia na Histologia do ABC um oftalmologista que era assistente do Prof. Haiashi e que havia feito Mestrado em Oftalmologia. O Diretor aceitou na hora a minha indicação, pois facilitaria a contratação deste elemento já titulado. Assim, o Prof. José Ricardo Carvalho de Lima Rehder foi admitido como professor Titular de Oftalmologia do ABC”. Dr. Belmiro completou: “Foram 25 anos profícuos, em todos os sentidos: material, ensino, pesquisa e atendimento, que fazem da Oftalmologia do ABC um dos melhores serviços do País. Parabéns professor José Ricardo por sua obra profissional”.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1971), com mestrado (1979) e doutorado (1983) em Medicina (Oftalmologia) pela Unifesp, e pós-doutorado na Ochsner Clinic, nos Estados Unidos (1987), Dr. José Ricardo iniciou suas atividades na FMABC em 1984. Quando a OftalmoABC completou 20 anos, em 2005, o professor titular escreveu artigo sobre a alegria daquela data, pelo qual sintetizou o espírito da disciplina que comandava:

“Os 20 anos da Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC representam para nós, equipe do ABC, motivo de orgulho e satisfação. Mostramos que é possível inserir no cenário oftalmológico brasileiro um Departamento que partiu do zero, mas alavancou seu desenvolvimento na amizade, coleguismo, vontade, determinação, parceria e, sobretudo, respeito. Buscamos a tecnologia sem esquecermos do humanismo no relacionamento com os pacientes. Projetos sociais de alcance nacional e internacional foram fundamentais no desenvolvimento de uma visão humanística, associada à tecnologia de ponta e cuidado na prática da medicina atenta e voltada para reinserção social de nossos pacientes”, escreveu Dr. José Ricardo.